Quem nunca quis saber como se fazem pastéis de nata?! Nós tínhamos imensa curiosidade, por isso quando fomos convidados pela pastelaria Batalha para ir a um workshop de pastéis de nata não hesitámos em ir. Afinal, se é para comer, ainda para mais, uma das melhores receitas tradicionais e das mais deliciosas do nosso país, é connosco que podem contar!
À entrada apresentam-nos a recente sala em homenagem a Beatriz Costa, figura tão preciosa que retratam no seu logótipo. Enquanto nos fala da história da pastelaria, o João apresenta-nos outras especialidades preparadas preparadas no local. O João é a 5ª geração de padeiros na sua família. Foi da sua mente que surgiu esta receita de pastéis de nata que ganhou o 3º prémio de Pastel de Nata em Lisboa, em 2018. Foi também ideia sua partilhá-la com quem quisesse aprender, emprestando a sua cozinha e disponibilizando todos os seus conhecimentos para o efeito. É mesmo caso para dizer que este workshop é para todos, independentemente da idade ou da experiência culinária que tenha. O lema da casa é "Desde que gostes de doces, nós gostamos de ti!".
Não se deixem enganar pelos vossos pensamentos de quem acha que não são partilhados todos os truques e dicas para que façam em casa os melhores pastéis de nata. Além de facultar a receita a cada um dos presentes no workshop via e-mail, o João ainda partilha as melhores formas de a pôr em prática. Enquanto isso, ainda nos entretém com a sua história de vida, as suas experiências profissionais e curiosidades acerca deste pastel.
Antes dos pastéis, surgiram as queijadas de nata, sabiam? Sabiam também que um pastel de nata tem 182 calorias? O próprio João não acreditou que este era um dos bolos menos calóricos, por isso fez o teste e confirmou-se a teoria. Descobriu que pode comer dois pastéis, ir e vir da pastelaria ao castelo e assim perder as calorias que ingeriu. Afinal, é menos que um cheeseburger.
No final somos convidados a comer os pastéis de nata quentes e acabados de fazer, com café, sumo de laranja natural ou uma ginja servida dentro de um copo de chocolate. Estamos em grupo e aproveitamos assim da melhor maneira a experiência de termos cozinhado todos juntos uma receita que promete surpreender... Nós temos mesmo que dizer que passaram a ser os nossos pastéis de nata favoritos!
Para aprender toda esta receita que é um das mais emblemáticos símbolos culinários do nosso país, só são precisas duas horas, a qualquer dia da semana a combinar previamente, entre as 17h e as 19h, em pequenos grupos que podem ir até 10 pessoas. Por pouco mais de 50€ aprendem a fazer a receita com as vossas próprias mãos, já que o grupo inteiro trabalha em conjunto em cada etapa, sendo fornecidos os ingredientes e equipamentos profissionais para o efeito. No início degustam-se outras iguarias típicas produzidas por este mesmo estabelecimento, e no final podem comer 3 pastéis assim que saem do forno ou levar para casa para partilhar com a família.
Pastelaria Batalha
Rua da Horta Seca, nº 1
Lisboa [Ver mapa]
21 401 9117 | geral@pastelariabatalha.com | Site | Facebook | Instagram | Para agendar workshops: airbnb.
Se quiseres ler mais, então não te esqueças de o partilhar e/ou comentar com a tua opinião.
Se gostaram de ler este artigo, sugerimos também a leitura de:
Já estou aqui a babar! Ainda por cima, acabei de jantar. Uma natinha caía mesmo bem para sobremesa ahahahah
ResponderEliminarQue experiência maravilhosa
Uma natinha cai sempre bem, mesmo que seja depois da sobremesa até... ahahah
EliminarOpaaaah tão fixe. Que workshop top :)
ResponderEliminarÉ um workshop mesmo muito giro de se fazer. São 2h que passam a voar!
EliminarQue experiência interessante! :D
ResponderEliminarwww.amarcadamarta.pt
É realmente uma experiência muito gira de se fazer. Recomendamos vivamente!
EliminarTudo com óptimo aspecto, sobrou alguma coisa?
ResponderEliminarTinha bom aspecto, mas melhor sabor ainda, por isso não sobrou nada... ahah
EliminarPor acaso sei como se faz pastéis de nata.. tenho um irmão pasteleiro e recentemente fizemos cá em casa mas o forno não é o ideal, com pena minha mas já as tartes de nata (que sou eu que as faço) ficam uma delícia... não se pode é exagerar ahaha
ResponderEliminarMas acho uma bela iniciativa esses workshops! :D
Estes workshops são realmente muito giros. E lá também nos ensinaram dicas para usarmos o fogão de casa, normal. Vamos experimentar!
Eliminarque máximo esse workshop! eu adoro comer pastel de nata e adoraria aprender a fazer tbm
ResponderEliminarwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Tens que vir a Lisboa fazer uma visitar e participar nesta experiência! Vais ver que vai valer a pena!
EliminarTambém fizemos o workshop e adorámos! Tenho o post já prontinho a sair do forno hehe
ResponderEliminarBy Joana Lino × Instagram
Ficamos à espera de ler. Depois partilha connosco que gostávamos muito de saber a tua opinião!
EliminarQue giro! Deve ter sido uma experiência para nunca mais esquecer! Agora ja caía bem uma natinha. Hehe beijinhos
ResponderEliminarUma destas cai sempre bem, acreditem. Estes são mesmo os melhores pastéis de nata que já comemos na vida!
EliminarQue buena pinta 😋😋😋! Buenas noches! ♡♡♡
ResponderEliminarÉ mesmo muito bom. Vem provar que vais gostar!
EliminarNós também ficamos a salivar a relembrar... São tão bons!
ResponderEliminar