Photo by Ewan Robertson on Unsplash
|
As últimas publicações feitas, ao longo deste ano, têm dado muito que falar cá por casa, com os amigos e (imaginem!) pela internet fora, pelos mesmos motivos, que não é exactamente aquilo que escrevemos. É mais o que não se lê. Estamos a referir-nos ao quê? À publicidade em blogues. Uma publicidade que se faz representar por um triângulo: marcas que só querem dar produtos em troco de publicidade, ou até que querem escrever no nosso blogue - exploração por parte de marcas; produtos/ idas a restaurantes pagas pelo nosso próprio bolso e publicitadas aqui para partilha de conhecimentos; e publicidade que é paga para ser escrita. Depois disto, existem dois tipos de respostas, que se dividem em dois tipos de bloggers: os que aceitam tudo o que lhes é dado, porque é grátis e isso é bom, escrevendo o que acham que as marcas querem, e depois existem os blogues que assumem a sua fidelidade para com os leitores em primeiro lugar. Vamos então explorar a temática...
Não nos venham com tretas, porque é extremamente fácil saber se a publicação é só fachada ou se é algo que é mesmo a opinião de quem a escreve. Nós lemos muitos, muitos blogues semanalmente (ou pelo menos tentamos!) e sabemos perfeitamente a diferença. Gostamos de uns pelas dicas que dão, outros pela forma engraçada de escrever, outros até pelas histórias de vida. Mas sabemos que de entre os muitos que seguimos, não podemos confiar em todos para comprar produtos ou ir a algum restaurante recomendado. Isto porque querem dizer bem para tentar uma parceria, ou porque têm uma parceria e não lhes parece bem dizer mal. Se há muitos assim? Sim! Mas também há aqueles que dão a opinião sincera, ganhando ou não com isso. Aqueles que, quando contactados ou quando contactam marcas, afirmam que para se dar uma parceria, há que ter conhecimento que a nossa principal fidelidade será sempre, mas sempre, com o leitor. Devemos-lhe a nossa verdade e não aquela que possa querer ser vendida. Aqui, estamos nós.
Podem dizer que somos uns miúdos que se lançam na aventura da blogosfera, que são loucos, são parolos, só fazem figuras para as fotografias, etc. Podem criticar-nos de todas as formas e feitios. Nós próprios afirmamos que podem contar connosco para isso mesmo. Afinal, somos as pessoas que mais sabem os nossos próprios podres. Todos os temos, mas nós não temos problemas em afirmá-los. Agora insinuar que nos vendemos "por pouco" ou que dizemos o que as marcas pagam para escrevermos, é não ter noção. É não nos conhecer. Isso achamos errado, porque divulgam o nosso trabalho de forma errada. Sem saber o que partilham. Difamam-nos e insultam-nos sem necessidade e sem conhecimento do que falam/ escrevem.
Podem dizer que somos uns miúdos que se lançam na aventura da blogosfera, que são loucos, são parolos, só fazem figuras para as fotografias, etc. Podem criticar-nos de todas as formas e feitios. Nós próprios afirmamos que podem contar connosco para isso mesmo. Afinal, somos as pessoas que mais sabem os nossos próprios podres. Todos os temos, mas nós não temos problemas em afirmá-los. Agora insinuar que nos vendemos "por pouco" ou que dizemos o que as marcas pagam para escrevermos, é não ter noção. É não nos conhecer. Isso achamos errado, porque divulgam o nosso trabalho de forma errada. Sem saber o que partilham. Difamam-nos e insultam-nos sem necessidade e sem conhecimento do que falam/ escrevem.
Photo by Ewan Robertson on Unsplash
|
Há algum tempo saiu uma lei onde é referido que é obrigatório que todos os blogues assinalem a publicidade. Quase ninguém respeita como bem o sabem. Nós? Nós somos os parolos que assinalam um publipost quando a marca meramente nos convidou a almoçar. Isto, claro, porque gostamos da marca. Porque gastaríamos na mesma o nosso dinheiro lá, e não vemos motivo porque não aceitemos partilhar na mesma a opinião. Ninguém nos pediu para escrever a publicação da Pans (aqui) ou da Pizza Hut (aqui), por exemplo. Meramente convidaram-nos a almoçar, e nós aceitámos e quisemos partilhar. A questão é que ninguém reclama quando vamos a um qualquer outro restaurante em que pagamos nós. Não percebemos bem esta questão, visto que o que temos a dizer mal e bem, independentemente de quem paga, é o mesmo. É a nossa opinião sincera! Nós funcionamos assim, porque não vivemos do blogue. É meramente um hobbie que levamos muito a sério e que gostamos muito. Só que há quem viva do blogue... E aí não vão viver de ofertas de almoços, não vão pagar as contas com o ar que respiram. Se puderem juntar o útil ao agradável, escrevendo sobre o que gostam, e ganhar com isso, então que mal tem?!
É que vagueando pela internet, nas mais simples publicações em blogues vemos claras destilações de veneno e ódio por publicações que são pagas, mas onde isso até é claramente evidenciado, e onde se nota que a opinião é a dele e não o que querem que seja. Onde também é evidenciado que o blogger em questão gostou de facto daquilo sobre o qual está a escrever. Há pessoas que dizem que é ridículo, que se vendem, que não vão voltar, etc. Imaginem que há pessoas que partilham a publicação e até escolhem citações que pareçam que o texto se contradiz, como bem lhes convém, alterando o teor do texto escrito. É que isto ninguém nos contou. Nós vivemos isto com o nosso blogue e já tínhamos lido em vários outros. Agora pedimos que nos expliquem uma questão: porque é que se revoltam tanto?
É que as marcas oferecem-nos aquilo que nem sabemos que queríamos. Oferecem-nos e jogam psicologicamente connosco para nos tentar fazer comprar algo que nem nos faz falta. É o consumismo que se vive hoje em dia, mas que pouco se revoltam contra ele. Mas sim, contra quem ganha dinheiro com um blogue, a fazer publicidade com teor e opiniões verídicas e sinceras...
Para tentarmos perceber isto, pedimos que façam aqui um pequeno e rápido estudo connosco, pensando na vossa rotina diária vivendo numa qualquer cidade:
Desculpem-nos lá por esta indignação, mas é-nos inevitável. Só queríamos conseguir perceber o motivo de tanto excesso que vai por esta blogosfera fora por causa disto, que nem devia ser assunto, quando bem feito. Não conseguimos ver diferenças entre os exemplos apresentados e a realidade. Mas se vêem, então pedimos, por favor, expliquem-nos. Preferiam que fosse pago por cada leitor uma quota que nos pagasse o nosso trabalho? É que nas revistas vocês pagam e levam com a publicidade na mesma e não vemos ninguém tão indignado... Então e se formos convidados pelos nossos amigos? Também contaria como publicidade? Não percebemos é nada disto...
É que vagueando pela internet, nas mais simples publicações em blogues vemos claras destilações de veneno e ódio por publicações que são pagas, mas onde isso até é claramente evidenciado, e onde se nota que a opinião é a dele e não o que querem que seja. Onde também é evidenciado que o blogger em questão gostou de facto daquilo sobre o qual está a escrever. Há pessoas que dizem que é ridículo, que se vendem, que não vão voltar, etc. Imaginem que há pessoas que partilham a publicação e até escolhem citações que pareçam que o texto se contradiz, como bem lhes convém, alterando o teor do texto escrito. É que isto ninguém nos contou. Nós vivemos isto com o nosso blogue e já tínhamos lido em vários outros. Agora pedimos que nos expliquem uma questão: porque é que se revoltam tanto?
Photo by Austin Chan on Unsplash
|
Para tentarmos perceber isto, pedimos que façam aqui um pequeno e rápido estudo connosco, pensando na vossa rotina diária vivendo numa qualquer cidade:
- Acordamos, pegamos no telemóvel e vamos rever as redes sociais: Publicidade, publicidade, publicidade.
- Preparamo-nos e saímos de casa para ir a ler um jornal ou uma revista no caminho nos transportes públicos: Publicidade sim, publicidade não. Publicidade, publicidade, publicidade.
- Não vão nos transportes públicos, vão de carro a ouvir rádio: Publicidade, música, publicidade, música publicitária.
- Caminhamos até ao trabalho, onde vamos a ver cartazes pequenos e grandes outdoors (e vão surpreender-se agora:): Publicidade, Publicidade e mais publicidade.
- Na hora de almoço, no trabalho, vamos ver um pouco de televisão e eis que, qual é o nosso espanto, há publicidade atrás de publicidade.
- Voltam para casa, de transportes públicos e, mesmo que não tenham reparado de manhã, até no autocarro há publicidade.
- Vão a um cabeleireiro, e há publicidade nas paredes.
- Vão a um café e até o letreiro que identifica o nome do café tem publicidade, quanto mais lá dentro.
Desculpem-nos lá por esta indignação, mas é-nos inevitável. Só queríamos conseguir perceber o motivo de tanto excesso que vai por esta blogosfera fora por causa disto, que nem devia ser assunto, quando bem feito. Não conseguimos ver diferenças entre os exemplos apresentados e a realidade. Mas se vêem, então pedimos, por favor, expliquem-nos. Preferiam que fosse pago por cada leitor uma quota que nos pagasse o nosso trabalho? É que nas revistas vocês pagam e levam com a publicidade na mesma e não vemos ninguém tão indignado... Então e se formos convidados pelos nossos amigos? Também contaria como publicidade? Não percebemos é nada disto...
Escusado será referir que esta publicação foi escrita para aqueles que nos souberem responder, mas também servirá para agradecer todo o carinho, todas as defesas, toda a família que temos por causa deste blogue. Sim, porque com publicidade ou sem, vocês estão cá e são das nossas maiores alegrias. Obrigado por tudo!
Bem depois de ler isto tudo nem sei o que diga mas os 2 tem toda a razão
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post ( Review Sapatilha Preta ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
Tem post novos todos os dias
Só estamos a partilhar a nossa opinião e achamos que é algo que tem que ser falado. Quanto mais vezes melhor, para ver se entra na cabeça das pessoas!
EliminarBem, não poderia estar mais de acordo!
ResponderEliminarToda a gente gosta de ler blogues e quer cada vez mais conteúdo e com mais qualidade, mas ninguém parece pensar que a malta tem contas para pagar e que um blog que pretenda atingir um patamar profissional precisa de ter uma renda mensal.
Parece que ainda existe um longo caminho a percorrer na mudança de mentalidades!
Não Digas Nada a Ninguém
Completamente! Achamos que quantas mais vezes o assunto for promovido, melhor será, para que a informação chegue a quem de devido!!
EliminarBem, até à data nunca fui paga para trabalhar com uma marca. Estou numa fase em que recebo sim alguns produtos semanalmente, o que para ser sincera, adoro porque me ajuda a ter conteúdo para o meu blog onde publico diariamente. Em termos de posições, como nunca fui paga, o que normalmente faço é não mencionar produtos que não goste e faço questão de dizer isso à marca. Se não gostar do serviço ou do produto, não vou falar acerca dele. Sei que há pessoas que não concordam com esta posição, mas é a minha forma de ser fiel com quem lê e manter a boa parceria com as marcas que trabalham comigo, porque eu não tenho rendimentos suficientes para estar a par de todas as novidades da cosmética, ponto.
ResponderEliminarVocês não tinham de assinalar o post da PizzaHut como publipost porque não foram pagos, dentro do meu entendimento. Foram usufruir de um serviço gratuitamente e gostaram, logo escreveram acerca dele sem qualquer pagamento. As vossas palavras, a vossa opinião.
O que me enjoa é que esse ódio pelos publiposts vêm muitas vezes de bloggers. De pessoas mal amadas que gostam de destilar inveja gratuita. Porque sejamos sinceros, um leitor frequente por norma não distingue um publipost. Para mim são só pessoas egoístas que não, como não estão na posição, criticam. Mas enfim... Continuem com a ser tão espontâneos e verdadeiros que é por isso que vos gosto de acompanhar.
THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um giftcard de 35€ na Sephora!
Muito obrigado pelo teu carinho! És sempre uma querida! Obrigado por partilhares também sempre a tua opinião e continua das nossas: keep it simple, keep it you! :D YOU ROCK!!
EliminarNão tenho muito mais a acrescentar disseram tudo! A fidelidade é com o leitor: SEMPRE!
ResponderEliminarBeijinhos,
Girly World ♥ | Último post | Instagram
É o nosso lema e achamos que é o que faz sentido!!
EliminarChego à conclusão que as pessoas nunca estão satisfeitas com nada. E que vão arranjar sempre maneira de criticar. Se calhar, descredibilizar o trabalho dos outros é um novo tipo de emprego que eu desconheço. Seja como for, para mim, não faz qualquer sentido. É ridículo todo este ódio que se gera.
ResponderEliminarEu não tenho qualquer rendimento (seja monetário, seja de produtos) com o meu blogue, porque nunca foi um objetivo e nunca me contactaram para tal. Porém, não me incomoda minimamente que as pessoas ganhem dinheiro através da publicidade que fazem nos seus espaços. Aquilo que eu acho é que as intenções das pessoas devem estar bem claras (principalmente para elas). E, além disso, devem manter-se fiéis aos seus princípios. Se as pessoas forem sérias, as suas opiniões não ficam comprometidas só porque a publicação é paga.
É triste toda esta falta de respeito e toda esta falta de noção!
Completamente. Não diríamos melhor. :)
EliminarNão tenho nada mais a acrescentar, concordo com tudo e assino por baixo.
ResponderEliminarHá que saber trabalhar e manter os valores.
Beijinho
Nunca ser menos do que queríamos que fossem para nós. Manter a fidelidade é essencial. E este é o dever para com o leitor!
EliminarEstou de acordo! Tanta gente sem noção!
ResponderEliminarA falar de gente sem noção... Lê aí a publicação sobre os haters... ahahah
EliminarPosso dizer que já recebi dinheiro numa publicação e quem a leu viu que eu nem percebia nada do que estava a publicar, apesar de ter investigado sobre o site, comecei logo por dizer que era um leigo e apresentei apenas os produtos e o site.
ResponderEliminarEu comecei as minhas parcerias com as editoras e mal seria se a opinião não fosse a minha, a mais sincera, por mais que as editoras gostem ou não, assim como as parcerias com aquelas lojas online, a mim não me compram uma opinião positiva, falo sempre aquilo que acho para o bem e para o mal, era o que faltava.
Mas compreendo aquilo que dizem, tanto de pessoas que basicamente só dizem maravilhas de tudo, porque lhes é patrocinado, como aquelas que reclamam dos bloggers serem uns vendidos, a mim directamente nunca me disseram nada, mas já atiraram bocas para o ar sobre isso.
MRS. MARGOT
E são essas bocas, escritas ou faladas, que achamos que têm que ser combatidas com informação e nada mais do que isso! :)
EliminarUma boa reflexão deste mundo da blogosfera.
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Este mundo da blogosfera... Tão complexo...
EliminarTambém pensamos da mesma forma, excelente reflexão sobre o assunto! Acho que o problema que existe hoje em dia é a falta de respeito pelas aptidões e capacidades de trabalho do próximo. Toda a gente sabe fazer tudo, mas na realidade não fazem nada!
ResponderEliminarBeijinhos da maninhas
O problema é que vemos tudo o que é mal no outro e, não é só mau, é péssimo. Apontar o dedo é tão fácil... Criticas só porque sim é fácil. É barato. Descarrega. Mas a questão é que não traz felicidade para ninguém. É desnecessário e inútil. Por outras palavras: é só estúpido!
EliminarEu confesso que perdi um bocadinho a vontade de bloggar porque realmente nadamos num mundo de publicidade! Já cá andando à eras vi isto a evoluir e se os blogs terem mais visibilidade e serem mais profissionais como algo de bom mas o reverso da moeda é que grande parte do conteúdo disponível é publicidade mascarada. Não acho que seja o vosso caso. Verdade que tem "bastantes" patrocínios mas vocês são muito claros nesse aspecto nunca me senti senti enganada por voces! Tentam sempre usar esses patrocínios como forma de dar conteúdo ao blog e não como estarmos aqui a consumir publicidade pura.
ResponderEliminarContinuem com o bom trabalho ^^
Muito obrigado pela tua opinião Diana. É realmente muito importante para nós esse feedback! :)
EliminarEu não se receberam o meu outro comentário, acho que deu erro, portanto vou comentar outra vez.
ResponderEliminarMuitos parabéns por este post! Era atirá-lo à cara das pessoas que criticam publicidade em blogs, para abrirem os olhos.
Adorei principalmente a parte em que vocês salientam que a publicidade está em TODO o lado. Está mesmo, as pessoas é que não têm noção. O mal disto é que as pessoas ainda nao reconhecem que um blog pode ser um trabalho. E, como tal, se a TV, a radio ou os jornais têm publicidade, porque é que não podemos nós ter também.
O problema aqui é que as pessoas têm tendência a encontrar um problema e a partir daí generalizar. É como quando foi aquele escândalo dos youtubers. Um comete um erro, e de repente, todos os youtubers são uns parvos e as crianças/jovens nao deviam ver isso. Está a acontecer o mesmo connosco mas com a publicidade. Há bloggers que aceitam tudo e perdem a genuidade, e os outroa pagam por isso. Tal como eu já escrevi num post, é possivel escrever um post patrocinado sem vender a alma e com q nossa opinião sincera. É preciso é ter cabeca e resistir à tentação de aceitar tudo a torto e a direito. Se fizermos tudo a pensar em nós e nos nossos leitores, todas as parcerias que fizermos serão honestas.
Os vossos posts publicitários são um excelente exemplo que todos os bloggers deveriam seguir. Fiquei revoltada quando li esses posts e vi que existiam comentários a atacar-vos sem razão. Não liguem e continuem a ser aquilo que são, pois a blogosfera precisa de pessoas reais como vocês
Muito obrigada pelo carinho que me têm dado no meu blog <3. É tão bom ter reconhecimento de bloggers que admiro.
Beijinhos,
Cherry
Blog: Life of Cherry
Fazemos questão de começar por aqui: Não nos agradeças, porque o privilégio é todo nosso. Não escondemos que és a autora de um dos blogues mais lidos cá por casa. Gostamos muito. É mais que recíproco. É como se te conhecêssemos.
EliminarChegámos a partilhar o teu post sobre este tema porque está exactamente aquilo que pensamos. O importante é que não percamos a genuinidade que é o que nos distingue!
Acho que a publicidade é fundamental, senão, como se divulgavam as marcas? Agora o excesso dela é que é preocupante. Muitos parabéns pelo post.
ResponderEliminarUm beijinho grande*
Vinte e Muitos
Não poderíamos concordar mais!
EliminarMuito obrigado! :)
Sem dúvida que fizeram um excelente retrato do que se vive atualmente! Até estranham quando se fala mal de algum produto (sendo ou não dado) ou quando se fala de uma experiência menos boa... Ou então, recusar parcerias porque, à partida, a marca/agência impõe que se fale bem do produto, mesmo que não valha nada! Há que seguir os nossos valores!
ResponderEliminarNão se pode deixar de ser fiel com quem nos segue. Isso deve ser a nossa prioridade máxima. Só assim isto faz sentido...
EliminarNão há dúvidas de que a realidade é essa.
ResponderEliminarDe vez em quando também recebo alguns emails de marcas, mas nem respondo. Não faz parte da política do meu blog partilhar coisas só porque sim, falar de coisas só porque sim. Eu publico o que quero, falo dos produtos que uso e que gosto. E chega. Acho que os blogs perdem muito com isso, porque todos falam no mesmo, ao mesmo tempo e ao mesmo tempo que passa na TV. É estúpido venderem-se por tão pouco. -.-"
Make it Flower
Concordamos a 300%!
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarAcho que este caso é um caso típico de "pagam os justos pelos pecadores". Hoje em dia, infelizmente, há muitas bloggers que só escrevem bem das marcas e nota-se perfeitamente que é forçado... Por isso, já perderam a credibilidade. Isso acaba por "manchar" as bloggers que realmente são fiéis aos seus leitores e só promovem aquilo que experimentaram e gostaram, é muito mais genuíno dessa forma.
ResponderEliminarSou muito a favor de apenas promover aquilo que realmente gostamos, por outro lado, quem vive de blogs também precisa ganhar o seu e não julgo. Pelo lado das marcas, e tendo eu uma marca também compreendo, que é importante apostar em digital influencers para fazer chegar o seu produto às pessoas.
Claudia - Mulher XL
www.mulherxl.pt
Mas há que haver uma perspectiva diferente. Pode-se ganhar dinheiro sem perdermos a nossa credibilidade, sem deixarmos de ser quem somos. E as marcas às vezes podiam pensar que se o público é o mesmo, não importa se estão a apostar em 4 pessoas com mais de 40mil seguidores. São os mesmos seguidores. Às vezes parece também haver falta de informação também...
Eliminar