Gestão de finanças em casal

segunda-feira, novembro 04, 2019
       A forma como se gerem as finanças em casal é meio passo para que tudo corra melhor, ou um passo completo para que tudo corra mal. É também a fórmula que sugerimos a amigos que vão agora começar uma vida em conjunto, se nos perguntarem, por isso não havia motivo para não apresentarmos a nossa sugestão também por aqui.

Gestão de finanças em casal + contas de instagram que ajudam a ter uma melhor gestão de contas + blogue português de casal + blogue ela e ele + ele e ela + pedro e telma
       Como temos formas similares de gerir as nossas economias, não costumam existir desacatos cá por casa. A verdade é que somos os dois muito poupados. Ali já na linha a roçar o ser-se forreta. De qualquer forma, este "truque" para gerir finanças em casal, se é que assim o podemos chamar, tem por base o que achamos ser essencial numa vida a dois: a comunicação. Não precisamos de pedir autorização para comprar uma camisola nova. Não se trata disso. Cada um de nós trabalha e ganha o seu próprio salário, pelo que saberá qual a melhor forma de gastar o que ganha. No entanto, temos consciência de que ao comprarmos algo para nós, estamos também a tirar dinheiro da conta da casa. Assim, procuramos traçar planos gerais que sejam do interesse de ambos e procuramos respeitar as vontades do próximo como nossas.

Gestão de fianças em casal + contas de instagram que ajudam a ter uma melhor gestão de contas + blogue português de casal + blogue ela e ele + ele e ela + pedro e telma
       Vamos dar-vos exemplos. Se falta um frigorífico em casa, têm que ser os dois a comprar, certo? Para nós funciona assim, pelo menos. Se eu (Pedro) quero ter umas jantes pintadas com uma cor diferente, mesmo que ela não goste particularmente de carros, sabe que é importante para mim e por isso juntamos os dois dinheiro para esse efeito. Se eu (Telma) acabar o mês mais perto da banca rota, é ele que me dá o dinheiro para ir fazer as unhas. Não pedimos dinheiro. Não há cá pedidos de autorização. Há uma conta conjunta, havendo duas em separado. Confusos? Nós explicamos.
       Quando começámos a morar juntos tínhamos a nossa conta individual, com as respectivas contas-poupança, mais uma conta que servia para pormos o mesmo total de dinheiro que serviria para pagar as contas no início do mês. Se o total de gastos for 400€, cada um deveria lá colocar 200€ (isto hipoteticamente, claro). Só que, no entretanto, eu (Pedro) fiquei sem emprego, pelo que nos habituámos a gerir as duas contas como se fossem uma só e acabámos por fechar a terceira conta que era dos dois. Actualmente funcionamos muito bem assim. Estamos sempre a fazer planos para o futuro, quer seja comprar algo para a casa, quer seja para algo que servirá somente para um de nós. Mas os dois juntos vamos usando o dinheiro total para irmos vivendo a nossa vida feliz. O último foco foi para o casamento. Agora vamos planeando férias e renovando a casa. À parte deste foco, vamos também gerindo as vontades de um e de outro. E vocês, como costumam fazer para gerir as finanças aí de casa?

Se gostaste do artigo, segue-nos no facebook e instagram.
Se quiseres ler mais, então não te esqueças de o partilhar e/ou comentar com a tua opinião.

Se gostaram de ler este artigo, sugerimos também a leitura de:

4 comentários

  1. A comunicação é mesmo fundamental, até porque é a melhor forma para o casal saber as despesas e as cedências com que se deve comprometer. Além disso, ajuda a equilibrar. Se o casal não comunicar, dificilmente o conseguirão fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A comunicação é a base para qualquer tipo de relação. Uma relação amorosa, onde é suposto haver partilha de toda a vida a dois, ainda se torna mais essencial para que tudo funcione bem.

      Eliminar
  2. Cá por casa, cada um tem a sua conta e em comum partilhamos uma. É dessa conta que sai para as despesas e necessidades, e todos meses depositamos nessa conta um valor. Desse modo as despesas são conjuntas e cada um tem a sua conta para em qualquer momento comprar algo para si. Não existe modelo perfeito. Mas juntos entendemos que era o melhor. E sinceramente? Até agora funciona lindamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi exactamente essa a forma que optámos por fazer no início. É a fórmula que recomendamos. Ainda assim, a comunicação é essencial para qualquer situação que afecte a vida conjugal.

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Um bem-haja!