A piriquita é um local que já há anos é visto como um local de paragem obrigatória na vila de Sintra, por isso não escapámos a esta visita. Aliás, percorremos todo um longo caminho andando para lá chegar e comer os seus doces mais típicos. Eu (Telma) tinha excelentes memórias de infância deste local que me trazia tão boas recomendações e eu (Pedro) contava fazer as minhas primeiras memórias a um local tão afamado. Mas temos que admitir a esta altura que ficámos desiludidos...
Pedimos então três dos bolos mais famosos desta casa: noz dourada; queijada e travesseiro de Sintra. A queijada ainda nenhum de nós havia experimentado. Gulosos como somos... Ficámos aguados. Não é doce o suficiente para nos satisfazer, nem é um sabor que nos cative particularmente. Já a noz dourada, que também nunca tínhamos provado, é deveras doce, o que um de nós não apreciou e o outro... lambeu os dedos porque adorou! E como não podia deixar de ser, os fabulosos travesseiros desta casa dão-lhe nome por alguma razão. São realmente um bolo divinal. Há por aí alguém que não goste de travesseiros?! Achamos realmente difícil...
Um local artesanal, com uma decoração de excelência, com ares palaciais, convida a um espaço onde esperamos passar um bom bocado. Só que infelizmente vimo-nos deparados com um incidente de percurso: o atendimento às mesas era desempenhado por alguém que não estava com vontade de atender um casal turista português. Preferiu entregar toda uma atenção especial a uma senhora que lá ia todos os dias, e a um casal brasileiro turista a quem explicou uma panóplia de locais a visitar em Portugal. Muito simpático... E nós a esta altura devemos parecer picuinhas. Só que a verdade é que nós demos conta disso enquanto esperámos a ver os nossos bolos ao balcão, onde nos disseram que o atendimento era feito à mesa. O entusiasmo ficou perdido e temos realmente muita pena que assim seja, por isso é que ressalvamos a nossa experiência, numa chamada de atenção para que tal não aconteça. Não se deve diferenciar quem atendemos. A simpatia deve ser sempre boa, mesmo que simpatizemos mais com uns clientes que com outros por alguma razão. Sabemo-lo bem porque também nós trabalhamos com o público... Não devemos atender com tanta discrepância. Podia talvez ter pedido ajuda a uma colega para não prejudicar o nosso atendimento, por exemplo. Podia não ser tão ríspido para uns enquanto é descaradamente mais simpático para outros, enquanto os primeiros esperam. É a nossa opinião, pelo menos. É que assim acaba por perder. Perde a casa que não vende mais, e perdem os nossos familiares que iam ter uma bela surpresa de uns travesseiros e no final não comeram foi nada que já não quisemos trazer.
Já alguma vez vos aconteceu algo semelhante? Que atitude costumam tomar face a isto? A nós já, no Porto, num restaurante numa zona central, onde fomos também mal atendidos como 'tugas por preferirem um atendimento ao turista estrangeiro. Ficamos tristes que exista este atendimento por parte de portugueses para com portugueses, mas o facto é que bons trabalhadores e maus há em todo o lado. Não se pode é deixar que um mau dia, ou uma outra razão qualquer faça com que haja atendimentos tão dispares, para que os clientes se sintam bem-vindos e queiram voltar, já que é isso que pagará as contas ao final do mês. Esperamos sinceramente que esta situação mude. Por outro lado, esperamos que a qualidade dos seus produtos não mude...
Morada:
Piriquita, em Sintra (ver no mapa)
Rua das Padarias 1, 2710-533 Sintra
Contactos:
geral@piriquita.pt | (+351) 219 230 626
https://piriquita.pt
Horários:
Casa I: 09h00 – 20h00 – Fecha às quartas
Casa II: 08h30 – 20h00 – Fecha às terças
É realmente triste quando tal acontece... Por acaso nunca me aconteceu assistir a uma situação semelhante por isso não sei qual seria a minha reação! :P
ResponderEliminaramarcadamarta.blogspot.pt
É que é realmente muito triste sentirmos isto em qualquer lado, mas no teu país... É muito triste!
EliminarO lugar tem uma decoração bonita, foi pena esse atendimento meu estúpido, enfim o que fazer
ResponderEliminarBeijinhos
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Tem post novos todos os dias
O local é mesmo muito, muito bonito. Os travesseiros são divinos. Mas o atendimento... Não vale mesmo.
EliminarÉ lamentável quando este género de atendimento acontece, porque todo o estabelecimento acaba por perder. E é uma pena. O profissionalismo não pode estar dependente da nacionalidade dos clientes!
ResponderEliminarClaro. Nunca se sabe o que cada cliente vai gastar. Nem o próprio cliente. Mas por certo que quanto melhor for o atendimento, mais gastará, e mais influenciará a que outros lá vão etc. Só têm a perder...
EliminarÉ pena certos locais ficarem a perder com estas situações,...
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
É que é mesmo.
EliminarÉ verdade que são situações raras mas acontecem. Estive num restaurante no Porto, numa rua paralela à av. dos Aliados, com os meus 3 filhos. Pedi sopa para todos e francesinha. Avisei que tinha a minha filha doente ao colo e que as francesinhas seriam para os restantes. Comemos a sopa, foram servidas as bebidas e as francesinhas não vinham. Falei com o empregado que me disse que estavam a fazer. Vi que um casal com um filho adulto foi servidos primeiro (de francesinhas) embora tivessem chegado depois. Voltei a chamar o empregado e avisei-o que as nossas francesinhas tinham ido para outra mesa. Deu uma desculpa esfarrapada e lá continuamos à espera. Quando vi que outros clientes foram servidos com as francesinhas que tinham acabado de sair da cozinha pedi para falar com o chefe de sala a quem expliquei toda a situação. Explicou-me que tinha havido um erro e pediu muitas desculpas. Fomos atendidos de imediato. Se fosse hoje tinha escrito no livro de reclamações. Senti que foi por não sermos do Porto, ou terá sido por qualquer outra razão. Independentemente das razões, acho que uma pessoa assim não poderia estar a atender o público.
ResponderEliminarPossivelmente até foi no mesmo que nós. Também já nos aconteceu isso no Porto, também numa rua paralela à Av. dos Aliados. O problema é mesmo que ninguém escreve no livro de reclamações e os prejudica, como eles nos fazem sentir prejudicados em sua medida... Não podemos ter mais consideração que quem nos atende num serviço que estamos a pagar...
EliminarInfelizmente em Lisboa é recorrente nesse tipo de espaços mais turísticos, tal como nos pastéis de Belém, mas não é em todos os locais e sinceramente não ligo muito, a não ser que seja algo mesmo descarado.
ResponderEliminarAdoro queijadinhas de Sintra e as melhores não são as da Piriquita, são umas mesmo à entrada de Sintra e em relação à Piriquita é sempre uma confusão imensa, por isso prefiro subir a ruazita e ir à Piriquita II, não é tão turística e não há tanta confusão =)
MRS. MARGOT
Eu atendo ao público na zona onde mais turistas há. Não há mesmo outra forma melhor de avaliar. Eu também sei o que custa, também sei que há bons e maus clientes etc. Mas à partida devem ser todos bem atendidos. Isso em qualquer sítio. Não nos devemos contentar com algo deste género. Não nos podemos calar e resignar. É feio. Fica mal ao país. Pelo menos é esta a nossa opinião...
EliminarInfelizmente nota se bastante nessas casas que deveriam apostar mais nisso, pois o atendimento e um pobpo muito importante e sentirmos muitas vezes que os estrangeiros são mais importantes , porque o que interessa e so o dinheiro, custa um pouco a digerir! Beijinho meus lindos.
ResponderEliminarNão achamos justo. Nem é justo para a casa, porque não queremos acreditar que os donos da casa aceitem isto de bom grado, nem para nós. É mesmo algo que deve ser falado, criticado e procurarmos melhorar neste sentido...
EliminarNota-se bastante neste tipo de locais mais "turisticos". Nota-se em Lisboa, Porto e Algarve.. Talvez por acharem que os turistas gastam mais dinheiro que nós, que somos de cá, dão um atendimento diferente aos mesmos. É triste e já me aconteceu sim sra.
ResponderEliminarÉ muito triste. Não faz mesmo sentido. É que nós temos mais possibilidade de lá voltar... Não há desculpas!
EliminarÉ realmente triste isto acontecer... Pois o empregado nunca sabe quem está do outro lado, nem o que vai pedir... E se calhar perde mais por ter uma má atitude com o cliente.
ResponderEliminarhttps://mundodablue.blogspot.pt/
Na nossa opinião perdemos todos. É uma infelicidade sem necessidade nenhuma.
EliminarRealmente é uma desilusão tudo para ser uma visita vencedora e depois deparam-se com essa situação!!
ResponderEliminarNovo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/zaful-lemon-stripes-review.html
Beijinhos ♥
Exactamente. Perdemos todos...
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