Hoje a receita é de arroz de pato. Eu (Ela) não como pato. Mas eu (Ele) gosto de pratos tradicionais e este não é excepção. Foi um dos pratos principais do aniversário caseiro da Ela, no dia 17 de Outubro. Como nem todas as pessoas estão dispostas a experimentar as iguarias vegetarianas, para esses fizemos este prato principal. Hoje partilhamos a receita.
Ingredientes:
- 1 pato inteiro (ou seja, com miúdos);
- 1 chouriço;
- 1 tigela de arroz;
- 1 knorr de carne;
- 1 cebola;
- Azeite q.b.;
- 150gr de toucinho fumado;
- Sal q.b.
Modo de preparação:
Coloca-se o pato num tacho, com o chouriço, enchendo o tacho com água e juntando o caldo de knorr e sal, levando-se a lume alto até que ferva. Entretanto deverá demorar um bom par de horas até que fique cozido, sendo que a esta altura, assim que surjam os primeiros sinais de água fervida, devemos colocar em lume brando, para não queimar e ficar a carne bem cozida. Quando a carne estiver pronta, devemos retirar a água para um recipiente e deixar arrefecer o pato. Deve-se escoar a água para que se retirem as maiores gorduras e, também, para retirar as miudezas do pato para um outro recipiente, juntamente com o chouriço.
Enquanto a carne arrefece, faz-se o arroz. Primeiro há que picar a cebola e, posteriormente, o toucinho fumado. Coloca-se azeite num tacho e a cebola picada, deixando alourar. Depois coloca-se o toucinho fumado e vai-se mexendo até que aloure também um pouco. A seguir, junta-se uma tigela de arroz e deixa-se fritar durante escassos segundos, sempre sem parar de mexer, só para fritar um pouco, mas sempre com muito cuidado e rapidez para não queimar no fundo do tacho. Logo a seguir devemos então juntar duas medidas de água (iguais à medida do arroz) que será a água que tirámos da cozedura do pato.
Quando o pato estiver arrefecido, tira-se a pele, as maiores gorduras e desfia-se. A seguir picamos as miudezas e o chouriço, reservando uma pequena parte para cortar às fatias. Com todos os ingredientes preparados, podemos começar a juntar tudo num tabuleiro. Coloca-se um pouco de azeite no fundo e inicia-se a sessão de camadas: primeiro coloca-se uma camada de arroz, depois uma camada de pato desfiado misturado com as miudezas e chouriço picado, repetindo-se estas camadas. Deve-se terminar com uma camada de arroz. A seguir separamos as gemas das claras de três ovos. Depois usamos somente as gemas, que devem ser mexidas e pinceladas no arroz. Adiciona-se as rodelas de chouriço por cima e vai ao forno a 170ºC. Quando estiver dourado, está pronto a servir.
Dicas & Informações:
- Pedir no talho para que cortem o pato em quatro partes facilita a cozedura, bem como, mais tarde facilita a tarefa de desfiar.
- Sirvam com salada de alface e/ou tomate, pois poderá ser uma receita um pouco seca sem esse acompanhamento.
Bom apetite!
adoro arroz de pato :D
ResponderEliminarÉ é uma receita bastante simples, ainda que demorada. :)
EliminarConfesso que também não como pato mas isso tem bom aspecto ahah :D
ResponderEliminarO aspecto às vezes engana... ahah Mas eu (Ele) confirmo que, desta vez, não engana e que estava mesmo bom! :P
Eliminaryummy!! adoro arroz de pato :D
ResponderEliminarE já fizeste? É uma receita simples, mas demorada :P
EliminarParece delicioso!!
ResponderEliminarKiss kiss.*Jo
http://joandcompanystyle.blogspot.com/
E é, para quem gosta do tipo de prato! :P
Eliminar