Sabíamos que num roteiro pelo nosso país seria imperativo subir ao Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, um dos locais mais imponentes de Portugal. Estávamos no Norte e escolhemos alguns dos locais mais bonitos para visitarmos, pelo que ir a Braga, com todo o seu estilo barroco que lhe é tão característico, foi uma escolha quase imediata. Esta foi, de todo os sítios a que já fomos, o passeio mais cansativo que já fizemos. Mas também dos mais bonitos.
Parece extensa e cansativa a tarefa de subir ao Santuário do Bom Jesus do Monte ao imaginarmo-nos a subir escada a escada que constam nas fotografias que vemos, mas estar lá, e de facto ter que subir uma perna atrás da outra, cansa muito mais. Eu (Telma) que não pratico nenhum tipo de desporto, senti-me uma idosa de 96 já prestes a estar acamada. É que por mais estranho que possa parecer, ainda ninguém parece ter tido a brilhante ideia de vender água a meio do caminho, pelo que ou vão de elevador, ou têm muito que andar e só vão encontrar água quando chegarem ao cume. O pior é que, quase por pirraça, passam por inúmeras fontes que têm tabuletas a indicar que a água não é potável. Parece a miragem que se desvanece. Eu (Pedro) fui o caminho todo a rir-me. Ia-lhe molhando a cara com a tal água que não era potável e a arrepender-me de não termos comprado antes água, já que estava um dos dias mais quentes do ano e nós nesta situação.
Este santuário católico, além de ser conhecido por Santuário do Bom Jesus do Monte, é também denominado Santuário do Bom Jesus de Braga. Este santuário católico dedicado ao Senhor Bom Jesus é constituído por um conjunto de arquitectura e paisagem que integra uma integra hotéis, igreja, um escadório e uma imensa área de mata. Todo esse conjunto representa um monumento nacional declarado Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO.
Construído entre 1784 e 1811, está cheio de mistérios e curiosidades por desvendar, o que torna o passeio ainda mais interessante. Sabiam que no escadório se desenvolvem cinco lances de escadas que são intervalados por patamares com fontes alegóricas aos cinco sentidos? É a mais pura verdade, por ordem estão assinalados "visão", "audição", "olfacto", "paladar" e "tacto".
O escadório tem no total 581 degraus. E olhem que as vossas pernas vos fazem lembrar que passaram por eles se optarem por ir a pé para cima e para baixo. Nós achámos que se era para visitar este monumento incrível, então era para o fazermos escada por escada. E assim foi, para cima e depois para baixo. No entanto, não sentimos que muita gente percorra este caminho. Também não passámos pela experiência que eles tiveram em andar no elevador.
O elevador do Bom Jesus que faz esta ligação é um funicular inaugurado em 1882. Actualmente é o mais antigo no mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água, pelo que também é uma experiência agradável e nada cansativa, ao contrário da escolha dos degraus. De meia em meia hora há um funicular a subir e descer, sendo que demoram menos de 5 minutos a cumprir o percurso, pelo que, numa próxima visita, havemos de usar este meio de transporte.
O Santuário é um local sagrado muito imponente, como é de esperar. Está muito bem caracterizado e decorado. A beleza dos artefactos que lá existem é notória. Os tectos são extremamente bonitos, com pinturas incríveis, que nos deixaram fascinados. Poderíamos ficar horas e horas a olhar para todos os detalhes.
Todavia, não conseguimos deixar de ver que este monumento, além de servir como um marco de estética, é também alvo de culto católico. Neste sentido, não conseguimos deixar de achar absurdo que a única casa-de-banho que existe no local seja cobrada por um valor nada simbólico se formos a ver que mal tem condições. Sim, leram bem, há uma senhora à porta das casas de banho do local que cobra um valor específico para que se possa usar as mesmas. Diz que é pelo trabalho que tem e para que haja sempre papel higiénico. Tudo bem, mas não poderia cobrar uma ajuda, teria que cobrar por cada pessoa que ali passa? E se a pessoa não tiver dinheiro!? Eu (Telma) fique incrédula com esta situação. Ouvimos um rapaz que dizia à senhora que ela tinha o dinheiro para uso da namorada, mas que se ele tivesse vontade, o faria mesmo ali na rua. Não faz sentido. Nada disto faz sentido. Muito menos num local que, ainda que turístico, é religioso.
A área circundante ao Santuário é constituída por árvores, diversos jardins e lagos artificiais, onde inclusivamente, no que é maior, podem alugar barcos. Há também estabelecimentos de restauração, hotéis, entre outras infra-estruturas. Sugerimos que visitem este local com tempo para poderem passear, com calma, respirar o ar puro e aproveitar a vista maravilhosa. Cada recanto é mais bonito que o que viram em primeiro lugar.
Se quiseres ler mais, então não te esqueças de o partilhar e/ou comentar com a tua opinião.
Se gostaram de ler este artigo, sugerimos também a leitura de:
Adoro, adoro, adoro! É um passeio que tenho que voltar a repetir *-*
ResponderEliminarEste local é incrível. Não é mesmo ao acaso que é Património Mundial da Unesco. É mesmo muito incrível! Vale muito a pena o passeio!
EliminarDos meus lugares preferidos!
ResponderEliminarhttps://blogda-joana.blogspot.com/
Nunca lá tínhamos ido, mas adorámos!
Eliminar