Bifes de cebolada VEGAN

segunda-feira, agosto 14, 2017
      Já tínhamos partilhado convosco a receita de bifanas de cebolada (aqui), para quem come carne. Como sabem, eu (Telma) abdiquei de comer carne.Aliás, mesmo o peixe o procuro evitar. São escolhas que as pessoas fazem e eu gosto demasiado de animais para concordar aceitar comê-los. Quem sabe um dia não deixe de também comer peixe, mas isso serão outros quinhentos... Vamos então à partilha da receita?

Ingredientes para 2 pessoas:

  • meia embalagem de seitan (marca Veg In);
  • 5 dentes de alho;
  • meio copo de vinho branco;
  • 2 cebolas;
  • 1 tomate grande;
  • molhe de salsa;
  • temperos a gosto;
  • pitada de azeite.

Modo de Preparação:
       Começa-se pelo refogado, com 2 dentes de alho e as cebolas laminados, a fritar em azeite. Quando alourar, juntamos o tomate partido em pedaços e adicionamos o vinho branco, para que ferva e perca o álcool. A seguir juntamos os bifes de seitan (que devem ser partidos em lascas, temperados com especiarias a gosto, vinho branco e alho laminado). Se acharem necessário engrossar o molho podem colocar molho de tomate. Caso não achem necessário junta-se somente a salsa picada, para dar gosto. Quando os bifes estiverem macios e alourados, estão prontos a servir.


 Dicas & Sugestões:

  • Já experimentei seitan de várias marcas. Já o experimentei em vários sítios. É por ele não ser bem feito ou de qualidade que algumas pessoas experimentam e dizem que os vegetarianos só comem plástico. Percebo-o perfeitamente. A primeira vez que tentei ser vegetariana, com uns 15 anos, estava eu a comer seitan frito, sem saber temperar, ou cozinhar, enquanto ao meu lado comiam belos nacos de carne em churrasco. Foi assim que pensei não conseguir ser vegetariana. Afinal, só não sabia cozinhar! Não comprem a marca Cem Porcento que é, geralmente, a mais conhecida. Aliás, não comprem nada dessa marca, quando poderem comprar a marca Veg In. Já comprei diversos artigos e gosto sempre muito! Conheçam a marca aqui. Podem encontrá-la tanto no LIDL, como no jumbo ou Aldi, por exemplo.
  • O truque para cozinhar seitan é deixá-lo temperado antecipadamente, com cerca de 24h de antecedência. No caso temperei com 1/4 de copo de vinho branco, 3 dentes de alho laminados, sal e uma pitada de pimenta preta. 
        Posso dizer-vos que não deixei de comer carne por não gostar. Antes pelo contrário. Gosto muito de comer e comer boa comida. Podem confiar quando vos digo que ao comer isto não estão a comer plástico, mas comida caseira, boa e com um sabor mesmo muito bom. Tem simplesmente uma textura que nos é estranha, por não haver esse hábito. De resto, é como qualquer outra receita portuguesa. Experimentem que vão ver que vão gostar! 



       Caso sejam reticentes a receitas vegetarianas, e, à antiga, como eu (Pedro), que embirro com este tipo de comida, então recorram à nossa receita para bifanas de cebolada aqui.

12 comentários

  1. Que bom aspeto, quero experimentar! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é só o aspecto. É realmente muito bom. Só temos que aprender a cozinhar, porque não é exactamente como se faz a carne. Experimenta um dia e podes surpreender convidados ou a família!

      Eliminar
  2. Nunca experimentei nada do género mas tem bom aspeto :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu experimentei uma vez fazer seitan sem conhecimento e correu mesmo muito mal. Parecia plástico. Também já experimentei em algumas superfícies comerciais e não gostei. Mas gostei mesmo desta dica. A receita ficou mesmo muito boa!

      Eliminar
  3. Ficou com óptimo aspecto, tenho que experimentar! Confesso que aqui em casa também gostava que existisse menos carne mas o meu namorado não a larga e eu acabo por não ter paciência para fazer dois pratos diferentes... Tenho que deixar a preguiça de lado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa nós costumamos pôr a preguiça de lado e fazer quase sempre dois pratos diferentes, pelo menos no que diz respeito à proteína. Depois às vezes eu (Telma) conquisto o Pedro com a minha comida e há certas receitas que já faço para ambos.
      Eu (Pedro) posso dar o lado do teu namorado. Há receitas que não dá mesmo para gostar. Mas às vezes senão nos disserem que não é carne, nem notamos. Experimenta!

      Eliminar
  4. Tem muito bom aspeto. Não sou fã de cebolada, mas parece-me uma receita ótima.


    Participa no giveaway que estou a fazer no meu blog e habilita-te a ganhares um fato de banho e uns brincos da Zaful.

    http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/08/giveaway-zaful-swimsuit-earrings.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas também podes fazer bifinhos de cogumelos, ou mesmo bifes normais. Não adicionas a cebola, nem o refogado. Fritas só. :)

      Eliminar
  5. Vou efetivamente experimentar fazer! No entanto, porque dizes para não comprar da marca cem por cento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelas minhas experiências com a marca, não temos gostado. Sentimos que a marca tem uma qualidade muito inferior. _Telma.

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Um bem-haja!