Desta vez a publicação é só escrita por mim (Ela) que por cá é quem tem uns quilos a mais. É que o Ele cá do sítio pode comer tudo e mais alguma coisa que a linha mantém-se a 200%, mas eu... Eu acho que até um copo de água me engorda! Bom, contando a verdade, o facto é que eu só gosto de receitas apetitosas e sou viciada em doces. Tudo o que é chocolate é a minha perdição. E as gomas. E as sobremesas. E pipocas?! Sou louca por pipocas, principalmente das do cinema. Pronto, já deu para perceber a ideia, não é? Então, já que é "ano novo, vida nova" decidi ir a uma nutricionista aprender a comer. Sim, leram bem. Aprender a comer, porque eu só fazia uma refeição completa por dia, ao jantar. Tudo o resto eram asneiras... Mas o que conta é que agora tudo muda e que vocês, que não se sentem tão bem quanto deviam, podem mudar comigo, embarcando nesta dieta comigo. Aceitam?
É sempre melhor começar uma dieta com companhia, pois uns puxam por outros e lançam desafios que ajudam a que tudo se supere melhor. Por isso volto a desafiar: Há alguém por aí decidido/a a embarcar nesta aventura comigo? 'Bora lá que isto é muito simples (pelo menos por agora!).
O combinado com a nutricionista foi comer de 2 em 2 horas ou 3 em 3 horas, mas não passar disso. Isto é a regra principal. Isto, obviamente, incluir não saltar as refeições mais importantes do dia, como o pequeno-almoço, almoço e jantar. [Admito que esta é a parte mais difícil para mim]. Como eu tenho um horário de trabalho que não é o da maioria das pessoas, acordando mais tarde, e sendo mais de ficar acordada à noite, o meu horário alimentar foi alterado para tal, mas não se coíbam de alterar para os vossos horários. Aliás, devem fazê-lo.
Pequeno-Almoço: 1 pão de mistura (quando se fala em mistura deve ser uma mistura de trigo + centeio) ou pão "escuro" com fiambre de frango/ perú ou queijo (1 fatia) ou 1 noz de manteiga + 1 chávena de chá.
Almoço: Poderá ser um prato de refeição ou sopa de legumes.
- No prato de refeição devemos ter preenchido metade com os legumes/ salada. Na outra metade devemos dividir novamente ao meio para uma parte ser composta por carnes magras; ou peixe; ou ovo; ou soja; ou tofu; ou seitan. A parte que falta deve ser composta por 3 colheres de sopa de arroz, massa ou leguminosas*.
*Por leguminosas entenda-se feijão; grão; ervilhas; milho; lentilhas; favas.
** A confecção da comida devem ser grelhados, cozidos, assados sem molho, estufados sem refugados ou saltear.
*** Os temperos devem ser compostos por azeite virgem extra ou limão ou vinagre e ervas aromáticas, procurando evitar o sal. - Quanto à sopa, não deve conter batata, nem cenouras (que por incrível que pareça, aumenta duas vezes mais as suas calorias ao serem cozidas e ainda mais sendo cozidas e trituradas). Ao invés disso podemos substituir as batatas por courgette e as cenouras por abóbora. Para ficarmos completamente saciados/as devemos ainda comer ou um ovo cozido ou uma peça de fruta ou gelatina sem açúcar ou 1 queijo fresco.
1º Lanche: 1 triângulo de queijo "vaca que ri" light ou 1 iogurte magro + 1 bolacha nutrifibra ou 1 tosta integral ou 2 bolachas maria.
2º Lanche: 1 peça de fruta + 2 bolachas ou 1 tosta.
Jantar: Deve contrapor com o que comemos ao almoço. Se comemos sopa, ao jantar optamos por prato de refeição e vice-versa.
Ceia: 1 chávena de chá + 3 nozes + fiambre ou 1 tosta com 1 colher de café de doce sem açúcar.
3º Lanche aka pós ceia: 1 copo de leite magro ou bebida de soja light.
As regras de ouro para esta ser a dieta maravilha:
- Não estar mais de 3h sem comer.
- Só pode haver 3 opções de lacticínios por dia.
- Só podemos comer 2 ovos por semana.
- Comer 2 peças de fruta ao dia.
- Devemos beber 1,5l de água por dia. O truque é beber um copo cheio de água antes de cada refeição. Não custa tanto.
- Beber 1 copo de água morna com limão todas as manhãs.
Só falta mencionar um aspecto: Quanto às frutas que escolhem, também há indicações para não ultrapassarem as calorias... Poderá ser 1 pêra ou laranja ou ameixa. Se for kiwi pequeno, tangerina ou clementina podem ser 2. Se for papaia 1/2 ou 1/4 de manga. Não poderá ser de lata, mas poderá também ser uma rodela fina de abacaxi ou ananás. Já se preferirem morangos ou uvas é de 6-10.
Acho que não falta nada... OOOoops!!! Falta o mais importante ahah! É que podem escolher o dia, e o tipo de refeição, uma vez à semana, para ser a refeição da asneira, onde podem comer o que quiserem, para nos motivarmos a continuar.
E então, alguém alinha? Pelo menos no apoio moral? :)
A minha mãe também foi à nutricionista no início do ano e parece que estão a fazer praticamente a mesma coisa só que algumas alterações. Eu disse que ia começar a ter refeições saudáveis com ela e acontece que às vezes o faço...das outras vezes não me apetece ser saudável. =P Eu sou como o Ele, posso comer o que quiser e não engordo...o problema é que a pele paga e tenho as malditas borbulhas =P
ResponderEliminarE ela está a ter bons resultados? Pois, cá por casa o apoiante é a mesma coisa... Sim, eu como comida saudável, às vezes, outras vezes chocolates e outras substâncias... ahah
EliminarMas eu (Ela) não me importo, porque ele de facto pode. Não se lhe nota diferença nenhuma, coma ele o que comer ahah
Já emagreceu uns quatro quilos ou lá o que foi. =P Portanto sim, acho que está a ter bons resultados! :D
EliminarEntão assim vale mesmo a pena!! Já estou mais entusiasmada!!! Muito obrigado pela partilha! :D
EliminarNo apoio moral a 100%, no resto, poderei tentar, mas acho mesmo que quando começar a comer uma bolacha não vou conseguir parar!
ResponderEliminarBeijinhos
É difícil... Mas com força de vontade tudo se consegue. E há casos em que é por necessidade de uma vida mais saudável e eu bem que preciso para o meu bem-estar.
Eliminareu alinho aliás tem aí bons conselhos para complementar o meu processo de perder peso depois da gravidez..
ResponderEliminarnomei vos para uma tag lá no canal, gostava que respondessem pois acho que seria interessante as vossas respostas..
beijinhos
http://belezademulheremae.blogspot.pt
Estás grávidaaaaaaaa???? QUE BOMM!! Ficamos mesmo felizes por ti e desejamos-te todas as felicidades. Esperamos que tudo corra bem :D
EliminarNós não costumamos escrever tags, por questões pessoais, mas com toda a certeza que te responderemos, nem que seja em comentários.
Beijinhos
Boas dicas Telma, realmente estou a precisar de comer menos porcarias xD
ResponderEliminarÉ realmente muito engraçado termos um comentário de alguém que realmente conhecemos pessoalmente ahah. Obrigado, Joana! ahah
EliminarÉ uma dieta muito fácil de fazer. Com o tempo a nutricionista vai adaptando para que deixe de ser realmente uma dieta e passe a ser meramente um novo estilo de alimentação, mais saudável. Se calhar não precisas tanto deste nível, mas podes ir estando atenta que daqui a uns tempos falarei de hábitos alimentares mais saudáveis, com a progressão da dieta! :)
Beijinhos
Decidi retirar o leite e derivados da minha alimentação. até agora tenho notado bastante diferença porque quase todas as porcarias que eu comia tinham leite/manteiga/ovos.Bjo ;)
Eliminarbem, parece que foste à mesma nutricionista que o Zé, no início do ano passado!
ResponderEliminaras indicações são praticamente as mesmas e, estando ele a cumpri-las, e acabei por ter de seguir também mais ou menos o mesmo. não foi mau porque não considero isto uma dieta, e sim uma reeducação alimentar!
esforço-me por ainda hoje seguir as indicações, mas outras vezes a praticidade e a preguiça falam mais alto :p
só notei uma diferença grande em relação ao teu plano: cá em casa os hidratos de carbono estavam proibidos à noite (só podíamos comer sopas ou proteínas acompanhadas de salada ou legumes).
espero que te mantenhas focada nesses objetivos, o mais importante é perceberes que estás a fazer algo por ti e saudável, e não uma dieta louca :)
beijinhos!
18 and a life ♡
Isso é bom? O Zé deu-se bem? :P
EliminarSim, eu estou a ir aos poucos para ser algo que não seja temporário. Esta ainda é a versão dieta. Posteriormente ela vai adaptando para algo mais natural e educar-me para que seja algo mais duradouro e que custe menos. Sim, desculpa, mas ainda me custa um bocadinho... ahah
Ahah eu por acaso pertenço àquele grupo de pessoas que come o que quiser, em quantidades astronómicas e fico na mesma :p
ResponderEliminarO que nem sempre é assim tão bom, acabo por ter uma alimentação com alguns excessos. Mas desde há uns tempos tentei fazer um equilíbrio. Não cortei de vez em nada, apenas fui aumentado a quantidade de água que bebia e legumes e frutas. Por acaso sinto-me muito melhor, sem dúvida :)
Boa sorte com a tua dieta! Espero que alcances os teus objectivos :)
xx, Ana
The Insomniac Owl Blog
Que sooooorte!! Porque é que eu não sou assim também?! :'( ahah
EliminarEu tenho mesmo péssimos hábitos alimentares e isso repercute-se muito em todo o meu estilo de vida. Estou a mudar isso aos poucos. Espero que esteja a correr bem! :P
Agora não te esqueças de ser criativa e feliz com tudo o que comes, porque nada compensa aquelas dietas que deixam as pessoas infelizes, até porque a longo prazo não resultam!
ResponderEliminarA chave do sucesso está no equilíbrio!
E eu sei que tu vais CONSEGUIIIIIIIIR <3 <3 <3
Beijinhos
Eu estou ainda a habituar-me a um estilo de alimentação diferente. Isso é o que acho mais importante, porque não quero que seja algo momentâneo, mas que dure mais tempo. E é como dizes: Eu quero ser feliz a comer! :P
EliminarObrigada pelo apoio moraaal! :D
Eu vou tentar alinhar! Isto com o Natal vem sempre um kg a mais! Mas eu também sou super gulosa! Mas vou tentar!! E força nisso! tu consegues! :) Aliás parece ser muito fixe essa dieta e nada para passar fome!
ResponderEliminarPara mim isto é mais do que o superar os kilinhos dos erros, é tentar mudar mesmo de hábitos alimentares. Os meus estão completamente errados o ano todo ahahahah. Estou a receber muitas energias positivas e é muito bom porque dá aquele ânimo necessário para continuar. Obrigadaaa!!
EliminarP.S. - Não precisas nada, que tu pareces fantástica!! :D
Que sorte!! Tenho uma inveja gigante vossa, mas da branca, positiva e saudável ahah. Adorava mesmo ser como vocês. O meu irmão é igual... Já eu tinha que sair diferente... Mas já estou a aprender a lidar com isso. Obrigada pelo apoio moral ahah
ResponderEliminar_Ela.
Acho óptimo teres tomado essa iniciativa, boa sorte! :) Eu não sei se conseguia cumprir esse plano porque estou habituada a ter refeições completas ao almoço e ao jantar e é raro comer depois de jantar
ResponderEliminarMORNING DREAMS
Sofia Silva, Beijos*
Isto tem mesmo a ver com o meu horário. Eu tenho muito pouco tempo de manhã e tenho bastante mais tempo à noite. Todas as dietas devem ser adaptáveis ao estilo de vida que cada um tem. Foi o que eu escrevi, poderias sempre passar as refeições da noite para a manhã, por exemplo.
EliminarOmg isso para mim é tão difícil mas gostei tanto das dicas! :O Tenho de por algo do género em prática também!
ResponderEliminarBeijinhos***
http://chocopink89.blogspot.pt/
É difícil se tentares fazer logo tudo, mas se fores mudando aos poucos os teus hábitos alimentares, tudo se torna mais fácil! :)
Eliminar