Fará sentido fazer uma cerimónia religiosa, sendo o que os outros esperam de ti? Fará sentido casar pelo civil se os teus pais fazem questão que cases de forma religiosa? Como tomar esta decisão? Estas questões podem estar a passar pelas vossas cabeças. Estas questões poderiam ter passado pelas nossas cabeças. Só que a verdade é que esta questão já estava respondida de imediato nas nossas cabeças e foi quase uma "não-pergunta".
Embora eu (Pedro) tenha estudado a religião católica até ao Crisma, por gosto e insistência da minha mãe, a verdade é que não lhe ganhei gosto ou interesse e pouco sei efectivamente sobre sobre a própria religião. Eu (Telma) quis, em pequena, ser baptizada, quando já estava na adolescência. Fiz a Primeira Comunhão, mas depois acabei por desistir. Nenhum de nós tem o costume de ir à missa. Os dois temos interesse pelas religiões em geral, mas não temos uma própria. Acreditamos que existe algo, alguma energia/ força ou o que queiram chamar, que ajuda a que a vida tenha graça. Digam-nos o que disserem, a verdade é que acreditamos muito que somos todos ateus até o avião começar a cair... O que importa é que vivamos de acordo com a nossa consciência e que nos sintamos bem; que sejamos informados. Portanto, não nos faria sentido ir a uma igreja casar. Até porque "Deus está em toda a parte", por isso pode bem estar na quinta que alugámos em Sintra.
As nossas mães provavelmente gostariam de nos ver entrar numa igreja, mas não falaram nisso. Sabem qual a nossa crença, e sabem que já somos felizes e que já é oficial. Só falta um papel e o notário há-de tratar dessa parte. Elas adoram a quinta, tal como nós. Isso também nos deixa muito felizes. Embora o casamento seja nossa, e que a opinião final seja nossa, é bom saber que quem estará ao nosso lado estará feliz como nós. A avó (minha, Pedro, que partilho de bom grado com a Telma) é que não achou graça nenhuma, mas a verdade é que cada um deve aproveitar e viver a sua vida de acordo com os seus objectivos, com as suas ideias. Mesmo que fossem as nossas mães a mostrar esta versão contra o casamento civil, escolheríamos o mesmo. Respeitamos muito as crenças de cada um, como esperamos que respeitem a nossa. Deve tratar-se disso mesmo: respeito.
Achamos que quem deve decidir se o casamento é religioso ou não, devem ser os noivos. Tenham o dia dos vossos sonhos, exactamente como sonharam...
Se quiseres ler mais, então não te esqueças de o partilhar e/ou comentar com a tua opinião.
Se gostaram de ler este artigo, sugerimos também a leitura de:
Acho muito importante discutirem este tema, porque ainda existe um estigma associado às pessoas que casam pelo civil.
ResponderEliminarPercebo perfeitamente o que dizem acerca de acreditarem em algo mas não terem uma religião porque eu também tenho a mesma posição. Acredito numa força superior, talvez em Deus, mas não preciso de seguir uma religião para confirmar a minha fé, sobretudo quando não me identifico com nenhuma (já me identifiquei com a Católica, mas agora está tão "atrás" do nosso tempo, tanto pensamento retrógada que não consigo).
Beijinhos
Blog: Life of Cherry
Também achamos. As pessoas têm uma ideia muito rígida sobre o casamento, e tudo o que se afaste desse tipo de casamento que têm na mente, já não é tão importante/ tão bem visto. Por isso mesmo achámos importante partilhar a nossa perspectiva.
EliminarObrigado por partilhares connosco a tua perspectiva religiosa. É bom sentir que estamos na mesmo equipa quanto a este assunto. É bom sentirmos o apoio de quem pensa o mesmo que nós.
É uma questão para ser discutida pelo casal, de modo a chegarem a um consenso que funcione para ambos. Nunca me casei, mas acredito que a pressão da família possa colocar várias dúvidas, mas o mais importante é a vontade dos noivos e não faz sentido optarem por uma cerimónia com a qual não se identifiquem
ResponderEliminarÀs vezes com a pressão da família, acabamos por tomar decisões por outros e não por nós. Com esta partilha da nossa experiência queremos ajudar outras pessoas que estejam a passar pelo mesmo.
EliminarConcordo com o que dizem e com a vossa decisão. Por aqui nem abordamos essa questão porque para nós era "óbvio" que seria religioso :)
ResponderEliminarO importante é que estejam os dois com a mesma linha de pensamento e seja essa a vontade do casal.
EliminarConcordamos convosco. Os noivos é que devem decidir qual o local, de acordo com os vossos gostos / ideologias / crenças. Por cá se nos casássemos também não seria na igreja, um pouco também aos motivos que indicaram. Beijinhos
ResponderEliminarObrigado por partilharem a vossa opinião connosco. Achamos importante para ajudar pessoas que se sintam na dúvida numa situação como esta.
EliminarA partir do momento que os noivos estão de acordo quanto a esse assunto (e todos outros, convém!) os restantes convidados, sejam familiares próximos, afastados, ou amigos, só tem de respeitar!O casamento é dos noivos por isso são eles que decidem consoante as suas vontades/crenças.
ResponderEliminarhttps://jusajublog.blogspot.com/
Acreditamos exactamente no mesmo.
Eliminar