10 Eco atitudes que devem começar a praticar agora!

quarta-feira, novembro 07, 2018
       Desde que fomos ao oceanário de Lisboa que pensamos de forma diferente. Agimos de forma diferente. Descobrimos 13 razões para visitarmos este espaço, para aprendermos a ter uma maior consciência no meio ambiente e no futuro. Todos deveríamos pensar mais no futuro que nos espera. E não pensem que não vão mudar o mundo, porque ao mudarem algo no vosso mundo já faz toda a diferença. Por isso mesmo, para vos inspirar a serem melhores pelo vosso/ nosso futuro, partilhamos algumas dicas para poupar o meio ambiente. Tomem eco atitudes já a partir de hoje.

eco atitudes + comportamento ecológico + pelo bem do meio ambiente + acções benéficas ao mundo + blogue português de casal + ela e ele + ele e ela + pedro e telma

Secamos a roupa com a luz solar natural.

       Também porque a nossa máquina de secar roupa se estragou, mas isso não importa nada... Porque ao usar uma máquina gastamos electricidade de forma desnecessária.

Reduzimos ao litro.

        Estamos sempre atentos a ver se as torneiras estão bem fechadas. Reduzimos também o depósito do autoclismo com uma garrafa de litro e meio de água dentro do recipiente, por forma a reduzir os gastos desnecessários. Assim, poupamos na conta e no meio ambiente. Quem já tem os botões para diferenciar as necessidades fisiológicas de carácter líquido das de carácter sólido já não precisa desta medida, mas para quem, como nós, não tem, recomendamos que o façam.

Somos eco-chiques.

       Afinal, poupamos nos sacos de plástico descartáveis a promover os supermercados, e compramos os grandes, mais bonitos e mais discretos na publicidade. Procuramos reutilizar ao máximo e tentamos ter sempre junto a nós sacos reutilizáveis para evitar o uso de plástico.

Não compramos pequeno pescado.

       Eu (Telma) fui durante algum tempo vegetariana. Há pouco tempo permiti-me a voltar ao peixe, mas somente da forma mais consciente possível. Portanto, cá por casa não compramos peixe miúdo, por forma a podermos contribuir para a conservação dos oceanos que depende de cada um de nós!

Passeamos mais devagar... devagarinho.

       Aproveitamos mais o nosso passeio se evitarmos que seja feito de carro. Afinal permite-nos andar, o que só por si já faz bem à nossa saúde, comunicar entretanto, e reduzimos os gastos na gasolina. Mais uma vez, além de ser bom para a carteira, depositamos menos co2 no ambiente. São só benefícios!

Desligamos no botão de luz vermelha os electrodomésticos da casa.

       Não deixamos que se gaste energia sem o seu devido uso. Claro que temos que deixar permanentemente ligados os frigoríficos e aquários. Mas não temos que deixar ligados, sem uso, os computadores, a televisão ou outras máquinas. Preferimos inclusivamente o uso de tomadas com um botão para também as desligarmos, se possível. Já sabem, quantos menos gastos necessários à carteira e ao meio ambiente, melhor para todos!

Pelo menos 1 vez por semana comemos os dois comida vegetariana.

       Eu (Telma) prefiro comida vegetariana. Não consigo (pelo menos ainda!) evitar o sushi, pelo que faço uma vez por semana ou uma vez por mês uma comida com peixe. Por outro lado, eu (Pedro) tento incluir nas minhas refeições uma vez por semana, pelo menos, uma refeição vegetariana. Afinal criar os animais para consumo da carne consome mais do que consumir legumes, pelo que é fácil perceber o que será melhor para o meio ambiente...

Ideias brilhantes a baixo consumo.

       Esta facilmente seria perceptível do seu significado: as lâmpadas que gastam menos, são melhores para o meio ambiente. Se largam menos co2, são menos prejudiciais e o meio ambiente agradece. 

eco atitudes + comportamento ecológico + pelo bem do meio ambiente + acções benéficas ao mundo + blogue português de casal + ela e ele + ele e ela + pedro e telma (2)

Evitamos o uso de detergentes tóxicos.

       Dividimos casa com 3 animais de estimação, pelo que se pudermos evitar contaminar o seu espaço com produtos tóxicos, é o que fazemos. Portanto usamos o limão para limpar em muitas ocasiões, noutras usamos vinagre branco, por exemplo. Quanto menos usarmos produtos tóxicos para o ambiente, melhor.
Preferimos as marmitas.
       Sempre que possível preferimos usar marmitas e levar os nossos lanches. Além de pouparmos dinheiro (sim, isso também está sempre na nossa mente!), também poupamos o meio ambiente a sacos de plástico

Reciclamos, Reutilizamos, Re-usamos.

       A lei dos 3 R's veio alterar o meio ambiente, mas não tanto quanto devia. É realmente das mais importantes eco-atitudes que podem ter. O que custa guardar a garrafa de água que tivemos que comprar à pressa, até encontrarmos um ecoponto amarelo? Que tal usarmos utensílios que iam para o lixo para outros fins? As caixas de cereais dão óptimos organizadores para tampas de tupperware, por exemplo. Assim, com esta medida, menos pássaros morrem com pastilhas elásticas. Menos peixes vão morrer em sacos que foram parar ao oceano.



12 comentários

  1. Já tomo muitas destas atitudes! :D

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mais alguma para partilhar? Grão a grão enche a galinha o papo. Não podemos dar o mundo como garantido... Devemos cuidar dele! Afinal, tanto quanto sabemos, não temos outro...

      Eliminar
  2. Há pequenas mudanças que podem contribuir imenso para o meio ambiente e, consequentemente, para nós - não só ao nível monetário, mas igualmente ao nível da saúde. Precisamos de ser mais conscientes e esta lista é uma excelente ajuda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo carinho, uma vez mais! Se entretanto aprenderes algo e quiseres partilhar connosco para acrescentar à lista, nós agradecemos! :)

      Eliminar
  3. Já tomo algumas dessas atitudes,....adorei este post!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela simpatia! Às vezes são tão simples as medidas que podemos tomar... Não custa nada partilhar!

      Eliminar
  4. Faço quase tudo o que dizem aqui! Acho que só não desligo os eletrodomésticos todos até porque a maioria não dá, na cozinha as tomadas estão mesmo por trás dos eletrodomésticos que estão dentro dos móveis). De resto só diria para comprarem carne no talho e peixe nas peixarias. É mais caro mas para além de ter uma qualidade muito melhor que a comida do supermercado, não estão a contribuir para matadouros e para a industria de criação de gado com químicos apenas para ganharem lucro. E se puderem, tenham uma mini horta em casa :)

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa a nossa pergunta, mas achas muito diferente a indústria da carne de um talho para um supermercado..? Este ponto por acaso desconhecemos...
      Quanto à mini-horta é uma dica excelente. Já tentámos muitas, muitas vezes, mas ainda sem êxito. Ainda assim não vamos desistir! Obrigado pelas dicas!

      Eliminar
  5. Cá em casa fazemos tudo o que podemos por um melhor ambiente, como vi no outro dia: "Não existe um Planet B" e é bem verdade.

    Fazemos tudo o que vocês dizem e optamos por reduzir o plástico ao máximo, não compramos água, temos um filtro para filtrar a da torneira para tudo. Temos garrafas de metal para levar bebida para quando estamos fora de casa e para as compras utilizamos sacos reutilizáveis, nunca compramos sacos de outro género.

    Estamos a optar por utilizar marcas vegan e cruelty free e ajá aderimos às escovas de dentes de bambu :)

    E tinha mais para enumerar, mas foi só para deixar umas ideias :)

    Todos juntos por um mundo melhor! Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não diríamos melhor. Não existe mesmo outra solução caso danifiquemos este planeta...
      Também comprámos um jarro com filtro para evitar comprar garrafas e comprámos ainda garrafas de plástico duradouro para evitar comprar as de uso efémero.
      Todas as dicas que te vás lembrando, partilha connosco. Quem sabe um post?

      Eliminar
  6. Gostei do post. Infelizmente quem tem o maior poder são as grandes empresas e indústrias e não há como lutar contra esse tipo de ganância. A nivel individual tento seguir (ao máximo) essas medidas. Apesar de cada um de nós contribuir muito pouco individualmente, se todos o fizermos o mundo e o meio ambiente acabam por nos agradecer.

    Um dos maiores problemas na actualidade é sem dúvida o excesso de plásticos e microplásticos não-degradáveis, e podemos não conseguir fazer com que as grandes marcas os deixem de produzir, mas podemos diminuir nas nossas casas ou substituír por matérias orgânicas. É muito importante evitar coisas como garrafas de água ou outras bebidas (tenho uma garrafa de vidro que levo para todo o lado), caixinhas com saladas, sopas, bolachas e doces... Em certo tipo de produtos não existe ainda alternativa, mas noutros costuma haver pelo menos um par de marcas que oferecem alternativas embaladas em cartão por exemplo. E claro, andar sempre com o saquinho atrás. :p

    Reciclo sempre tudo o que posso, infelizmente a reciclagem saiu um pouco de moda (ainda hoje li um artigo que aponta esse facto) mas fazer a divisão do lixo é algo que no máximo nos leva uns 3-4 minutos extra por semana (ir ao ecoponto levar os diferentes sacos, etc) e faz tanta diferença.

    Sei que não é possível para todos, mas eu não tenho nem uso carro e mesmo transportes públicos uso muito muito raramente. Em 90% dos casos desloco-me de bicicleta, nos outros 10% vou a pé. Além de ser muito mais saudável, a quantidade de gases e produtos tóxicos libertados por cada veículo é ridícula. Tenho a sorte de morar relativamente perto do meu sítio de trabalho e da maioria dos locais que costumo frequentar, e sei que não é a realidade de todos e dizer que não ao carro não é possível para uma maioria da população. Mas quando é possível optar por transportes públicos, ou usar uma daquelas aplicações/sites de boleias e partilha de carros, sem dúvida que vale a pena fazer esse esforcinho extra.

    Todas as outras medidas que mencionam, como evitar químicos poluentes ou abrasivos e levar marmita para o trabalho, poupar água ou consumir menos certos tipos de alimentos... é sem dúvida de louvar e às vezes essas medidas acabam no fundo por nos ajudarem também a poupar dinheiro no dia a dia. São coisas que apesar do esforço, nos tornam mais saudáveis e mais poupados. Pelo meio ambiente e, um bocadinho, por nós próprios também! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão no que referes quanto à indústria, mas o que quisemos mostrar com este artigo é que nós também podemos fazer a diferença nas nossas casas. Escolher o melhor tipo de indústria vai criando mudanças, por exemplo. Nós temos esperança num mundo melhor.
      Não temos a sorte de poder deslocar-nos a pé, mas esforçamo-nos por poluir cada vez menos o meio ambiente no que podemos fazer. E nem faz quase diferença nenhuma. Não temos ainda caixotes próprios para a reciclagem, por isso temos sacos espalhados pela cozinha para depois os levar até ao devido local. Também temos que tratar disso e dessa forma ainda pouparemos mais e reciclaremos mais.
      Compete a cada um de nós fazer a sua parte. E a sua parte é também influenciar outras pessoas a reciclar e a seguir uma destas medidas já fará uma diferença!
      Muito obrigado pelo teu comentário!!

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Um bem-haja!