O blogue está ultrapassado?

sexta-feira, agosto 31, 2018
        Estará o blogue ultrapassado? Esta tem sido a questão dos últimos tempos em inúmeros blogues pelo mundo inteiro. Quando surgiram os blogues, os sites a substituir revistas, o papel a ser substituído pelo digital, também os livros começaram a ver as suas leituras diminuídas. É por isso que se deixa de escrever? Não continuarão livros a ser publicados todos os dias?

imagem canva
       Não sabemos o que vocês pensam sobre isto, mas se vieram aqui parar, então não podem achar que os blogues estão algo ultrapassados... O que nós podemos é partilhar a nossa opinião. Sim, gostamos muito de ver o instagram, já gostámos mais do facebook, mas continuamos a abrir mais vezes do que gostaríamos a aplicação. As legendas poderiam substituir os blogues, enquanto que as fotografias e filmagens poderiam substituir a televisão. Só que a televisão continua a ter espaço para existir com dignidade e muitos milhões envoltos. As revistas continuam a vender. Os jornais já viram melhores dias, mas continuam a sair papéis todos os dias das gráficas. Nada substitui as outras vias. Nenhum site ou aplicação substitui um bom livro em papel. Há espaço para tudo.

imagem canva
       Se os blogues já viram dias mais solarengos? Sim, também concordamos com a frase. Mas não é por isso que os consideramos ultrapassados. Afinal, quando abrimos as redes sociais ao acordarmos, durante o pequeno-almoço, durante os tempos em que desfrutamos do tempo necessário às necessidades fisiológicas de cariz sólido ou antes de irmos dormir, também teremos acesso a sites, revistas online e... blogues! Quem é que quer um mundo sem a ironia da Pipoca Mais Doce, que está mais que visto que não tem um terço do jeito para vídeo do que tem para a escrita? Quem quer deixar de ler as peripécias de uma grande família em grande como a Cocó na Fralda? Nós não queríamos que a Oh Maria parasse de nos contar as suas experiências de vida, da mesma forma que não íamos deixar de gostar de ver os vídeos da Helena Coelho, o L.A. Beast, ou o The Angry Grandpa Show. São plataformas diferentes, actividades diferentes para uma disposição diferente. Acompanhar o crescimento dos pequenos e sua mãe da Viagem dos Vs; a boa comida saudável da Pitada do Pai; o romantismo imparável do casal que vive em lua-de-mel; as dicas ímpares e muito sugestivas de locais a visitar dados pela Sara Cabido; o aprender a ver a beleza nos mais diversos corpos como nos lembra a sedutora Joana Cardoso. Nada disto tem preço. Não abdicamos de nada disto. Mas também não abdicamos de chorar a rir com a Bumba na Fofinha. Como também não abdicamos dos cozinhados do Alho Francês ou dos conselhos de beleza da Jael Correia. Não queremos perder de vista a simpática e amiga dos animais Sara Meess, nem a boa vibe dos Bons Rapazes. Nada paga lermos a Helena Magalhães que tanto gostamos de ver conquistar sucesso.

imagem canva
       A internet tem inúmeros excelentes exemplos que nos levam a crer que existe espaço para todos. Pode custar mais a estender a toalha na praia se a praia for a Costa da Caparica em pleno Agosto em hora de bom sol? Sim, mas não é por isso que lá deixamos de ir. Não é por isso que continuamos a adorar lá ir. Continuamos a adorar ler blogues, mas têm que ser realmente bons, pois há muita concorrência a querer ocupar o nosso tempo.

O que pensam vocês? Que blogues mais gostam de ler?

 @ph Canvas

38 comentários

  1. também já pensei nesses factos mas acho que as coisas só acabam se permitirmos
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente. Até podem andar muito menos pessoas a ler blogues, mas não vão acabar. Pelo menos não se não deixarmos. Continuando a existir muito bons conteúdos, não irá por certo acabar!

      Eliminar
  2. Ás vezes penso que está ultrapassado (então este mês nem digo nada) mas eu continuo a adorar ler blogues como adoro a "minha" revista todos os meses e um bom livro na mesa de cabeceira para ler todos os dias!
    Há espaço para tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exactamente isso que nós pensamos. Há espaço para tudo. Há muita qualidade em várias frentes e isso é o melhor. Assim não nos cansamos de usar uma mesma fonte de informação, porque temos imeensas fontes.
      Claro que nisto da blogosfera há sempre meses melhores e piores, mas as pessoas que realmente nos gostam de ler merecem que se dê o melhor de nós sempre, independentemente de quantas visualizações vão ter no final! :)

      Eliminar
  3. De uma forma sucinta, na publicação de aniversário d' As gavetas, acabei por partilhar a minha opinião sobre esta questão. Qualquer plataforma atravessa fases mais positivas e outras mais negativas e o blogue não é exceceção. No entanto, para mim, isto é um não assunto por uma razão muito simples: é um ambiente que me continua a fazer todo o sentido, seja para escrever, seja para ler. E enquanto assim for, o blogue não estará ultrapassado.
    Como vocês referiram e bem, há espaço para tudo. O segredo estará sempre nas pessoas, na sua dedicação e na sua vontade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebeste-nos na nossa essência. Dando o melhor de nós, havendo pessoas que nos gostam de ler, então fará sentido durante o tempo que tiver que durar. Não podemos pensar nisto de forma tão grosseira. Não faz sentido!
      Esperamos que continues pela blogosfera durante muitos e bons anos, sempre em constante evolução!

      Eliminar
  4. Tenho-me debatido com essa questão, sempre que me questiono se valerá ou não a pena voltar ao meu blog. Não acho que se possa dizer que estão ultrapassados, mas infelizmente acho que a informação ‘fácil’ tem ganho terreno a olhos vistos. Ver uma fotografia no Instagram e um vídeo das influencers desta vida tem-se tornado muito mais apelativo (para minha grande decepção) para o comum do mortais, do que ler um bom texto, não querendo com isto, de forma alguma, desconsiderar o trabalho de quem vive na vertente vídeo, mas a verdade é que as palavras andam em desvantagem. Trata-se, a meu ver, de uma espécie de fast-food do universo digital. Consumo rápido e fácil, contra um outro que exija alguma concentração para leitura.
    É preciso contrariar esta tendência!

    Obrigada por falarem do assunto, afinal não sou só eu a debatê-lo.
    Beijinho aos noivos mais queridos, e talvez um dia nos reencontremos no My Pink Shoes.

    mypinkshoesxoxoblog.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que o que é novo vai atraindo mais, mas o importante é não deixarmos apagar a chama do que é realmente bom. Há tanta coisa tão boa por aí... Isso é o que vale realmente a pena!
      Muito obrigado pelo carinho. Se voltares, sabes que nos receberás de imediato por lá. Um beijinho!

      Eliminar
  5. E eu já não vivia sem o vosso!
    Meu casal mais querido ❤️❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nossa Amélie!! Fazes-nos muito felizes com os teus mimos... <3

      Eliminar
  6. Acho mesmo que existe espaço para tudo e todos mas, cada vez mais, a qualidade tem sido um fator crucial. Cada vez mais tenho visto a investir na qualidade e isso é ótimo!
    Núnica irei descartar um bom livro, um bom filme ou até mesmo uma horta passada a navegar na blogosfera :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós achamos muito bem que se invista na qualidade. Não gostamos de ver que há pessoas que criam blogues para "receber coisas" ou pelo menos na vã esperança disso mesmo. Não gostamos dos estereótipos que assim se criam em volta desta que pode ser também uma profissão.
      Gostamos muito desta blogosfera. Enquanto gostarmos, por cá vamos andar. Estamos contigo!

      Eliminar
    2. Ai que vergonha o corretor automático do meu telemóvel é mais trágico do que eu xD
      Obviamente que "núnica" e "horta" em vez de hora, não eram as palavras que queria utilizar!

      Eliminar
  7. Com jeitinho e há espaço para todos!!
    Continuação de bom trabalho.
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso. E é tão bom aprender com as partilhas boas que por cá se fazem. É mesmo o melhor da blogosfera. Não é concorrência, mas aprendizagem mútua!

      Eliminar
  8. É que não poderia estar mais de acordo convosco! Isto é como os almoços em família, cabem todos à mesa, quando mais não seja apertadinhos!
    Há espaço e momento para tudo, se nos inspira, diverte e relaxa, então não deixaremos de parte.
    Cheguei cá em 2007, com isto às moscas, por isso acho que os blogs não estão a acabar. Acho sim que se estão a multiplicar as opções, e desde quando é que isso é um problema?! É ótimo podermos experimentar coisas novas e combinar com aquelas que já gostamos! :)

    Beijinhos,

    Daniela

    http://www.palavrapadrao.com/

    ResponderEliminar
  9. Já tenho o meu blog há 9 anos e essa questão sempre surgio entre os bloggers. Sinceramente acho que há espaço para tudo e para todo. O facebook dizem que anda ultrapassado, mas gosto mais que o instagram (enerva ver as pessoas a colocarem cenas de hora a hora). O blog, tem o seu conteúdo e o seu encanto. Se vocês têm óptimas visualizações e muitos seguidores, sentem o carinho que vos é devolvido. Eu sou da opinião, que devemos ser fieis aos nossos pensamentos e atitudes.....
    Beijinhos,
    Espero por vocês em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo verdade. É por isso que cá andamos. Enquanto fizer sentido, muito bem! E nós achamos que fará sentido durante muito, muito tempo!

      Eliminar
  10. Para mim, a Pipoca é A blogger! Leio muitos blogs, mas ela foi a primeira :)
    Embora também seja grande consumidora de Youtube, para mim os blogs têm uma grande vantagem: posso lê-los discretamente em qualquer lugar...
    Espero que continue a haver espaço para tudo porque eu cá estarei tanto para produzir como para consumir esses conteúdos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achamos que tens toda a razão. Há momentos para tudo. Há ocasiões para tudo. Há espaço para tudo! <3

      Eliminar
  11. Primeiro de tudo o meu obrigada, pelo que disseram sobre mim, por me mencionarem, por me fazerem sentir que mereço estar no meio de tão grandes nomes como os que mencionaram.
    Em boa verdade ainda acredito que os blogs têm muito a dizer. Uma imagem sozinha no Instagram não chega, ninguém no Facebook se dá ao trabalho de ler mais que cinco linhas e em boa verdade quem ainda escreve nos blogs mostra a paixão que põe naquilo que faz.
    Acho que acima de tudo nos deseducamos enquanto sociedade a dar tempo ao que queremos, de ter uma atenção que dure mais de 2 segundos e a procurar informação que não seja traduzida em 2 imagens ou uma linha de texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mereces mesmo. Duvidavas? Tu és um forte exemplo! Um enorme bem-haja por isso! <3

      Eliminar
  12. Há espaço para tudo, como vocês dizem. Eu continuo a gostar de ler blogues, ver vídeos no YouTube, etc. Se temos várias opções, há que desfrutar de todas. Por existirem tantas opções, as pessoas vão-se dividindo, passam menos tempo em cada uma. E quem tem blogues também tem de se adaptar ao facto de (a maioria d)as pessoas já não quererem estar taanto tempo a ler os blogues.

    Eu gosto do vosso! Continuem.

    ATUALIDADES by Cláudia Pereira

    Artigo "Como estão os blogues?"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigado! Temos mesmo muito a agradecer por este carinho que é o grande motivo de andarmos por cá. Continuaríamos a ler os blogues que gostamos de seguir, mas a vida é tão diferente com este pedaço também nosso... <3

      Eliminar
  13. Obrigada pelo vosso comentário!
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Quando comecei o meu blogue foi para mostrar o meu trabalho. Não tinha ainda acesso ao facebook e nem havia instagram. A forma como fazia publicações era muito má (vejo isso agora) e se calhar por isso não tive logo muita adesão.
    Com o passar do tempo fui aprendendo a fazer melhor, tanto nos textos como nas fotos. Quando o facebook "rebentou" deixei o blogue um bocadinho de lado, mas nunca desisti dele. Agora faço publicações mais regulares e com mais qualidade (pelo menos para mim). Nunca quis ter um blogue de topo nem nada que se pareça. A essência é a mesma: mostrar o trabalho que faço.
    As redes sociais são cíclicas, como tudo na vida. Continuo com a minha página todos os dias porque tem mais visibilidade, mas o meu blogue nunca vai acabar.
    E depois gosto de ler coisas interessantes e onde aprenda alguma coisa. Coisas divertidas que me façam passar um bom bocado.
    E sim há espaço para todos. Acompanho alguns dos nomes que mencionaram e procuro sempre coisas novas como é o vosso caso.
    Parabéns pelos temas abordados.
    Marta
    https://pitinhosdamarta.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo carinho que nos deixaste.
      É verdade que quase tudo na vida é cíclico. Provavelmente esta é uma das fases menos positivas dos blogues, mas isso só quererá dizer que vem aí uma fase muito melhor, por isso é mais um incentivo para cá andarmos todos a formar esta que é a blogosfera, correcto? ahah

      Eliminar
  15. Eu adorei o seu post, até porque aqui no BR o blog não é tão utilizado como antes, hoje em dia as pessoas preferem o Youtube que visitar blog. Mas o bom é que tem pessoas que não perderam o velho costume. hehe *--*
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E há muita gente que não perdeu. O Youtube agora pode ser um fascínio, mas há-de ter também o seu tempo... E quanto aos seguidores, desde que encontrem qualidade, veracidade e dedicação, então farão com que nos mantenhamos por cá!

      Eliminar
  16. Olá
    Eu concordo com tudo o que disseram só vos escapou um blog, que é o meu, quem pode passar sem as minhas histórias mirabolantes sempre muito bem fotografadas? ahahah
    Eu também acho que há espaço para todos e leitores para tudo e mesmo que não tivesse leitores continuaria a fazer só para mim.
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escapou... Mas então não vai escapar que nós vamos visitar! ahahah
      É mesmo. O blogue poderá ser também um escape... Mas é muito melhor com a partilha!

      Eliminar
  17. Concordo inteiramente com o que foi dito. Nunca deixará de existir blogues, especialmente os de qualidade. Existe é uma maior responsabilidade de ter um blogue mais interessante e bem estruturado.

    All We Need Is... | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso não é nada mau. Isso é desafiante e produtivo. É muito bom!

      Eliminar
  18. Eu gosto de ler e não gosto de assistir vídeos. Mas YouTube é hoje com certeza o canal principal. Não acho que livro/blogs ficarão ultrapassados, mas para se adaptar e conseguir manter o público, tem que aprender a usar outras mídias.


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sempre quem goste mais de azul, outras pessoas vão sempre preferir o amarelo. É assim com tudo e ainda bem!

      Eliminar
  19. Eu prefiro o blog ao Instagram. Tenho andado meio parada no meu pelas mudanças que aconteceram na minha vida, e confesso que já tinha imensas saudades disto.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  20. Suas postagens são incríveis!
    Aguardo por mais postagens assim. *--*
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Um bem-haja!