Provámos o bolo da marta... E não queremos outro!

sexta-feira, abril 07, 2017
        Não queremos outro, porque não gostámos? Não. Não queremos outro porque adorámos tanto que nenhum outro bolo se chega às migalhas destes bolos da marca o bolo da Marta. ADORÁMOS! Ainda não tínhamos tido oportunidade de visitar o Lx Factory (*chibatadas em nós mesmos por isso*) e fomos a primeira vez directamente para visitar a livraria Ler Devagar, onde se encontra à venda. A verdade é que acabámos por não visitar mais spot nenhum neste local, porque temos sempre um íman para a livraria e olhem que está longe de ser pelos livros ( dos quais também gostamos muito!). A verdade é que há literalmente uma panóplia de razões para visitarem esta livraria.
       Há livros nas estantes que vão desde o chão até ao tecto. Perguntamo-nos sempre como vão tirar aqueles livros... Haja gente audaciosa e corajosa. A livraria é dentro de uma antiga fábrica que está reaproveitada para o efeito. Tem dois pisos, sendo que é no segundo piso que está o ponto de venda do bolo da Marta. Pelo nome, não esperem encontrar só um tipo de bolo... longe disso! Há vários, de vários sabores, e será quase sempre um bolo diferente pela nossa experiência.

       O difícil é ver as variedades e conseguir escolher a fatia que preferimos. Como sempre, nós tentamos escolher sempre uma fatia diferente cada um e depois partilhamos. Assim podemos sempre provar dois. São bombas calóricas de fazer suspirar qualquer um e não é por acaso... É que os bolos ao invés da típica massa com farinha, são feitos a partir de suspiros. Depois ou juntam nutella, ou oreo e/ou frutas e o resultado final é sempre surpreendentemente delicioso e desfaz-se na boca a cada garfada.

       A verdade é que se sai sempre daqui a suspirar por mais! Como vêem, neste bolo não existe aquela parte mais queimada ou a parte de fora que se come primeiro para deixar o melhor para o fim, como costumamos fazer sempre. Aqui todo o bolo é perfeito, do início ao fim, que é como quem diz da primeira à última garfada.

        Este local só tem dois inconvenientes, na nossa opinião. O primeiro é que os estudantes acham que a livraria é uma biblioteca. Pelos vistos ensinam muita coisa nas universidades, mas nenhuma delas é o devido uso de espaços públicos, incluindo o factor de que nem tudo o que é bancos e tem livros é uma biblioteca onde podemos estudar e fazer os trabalhos. Quem visita o local depara-se sempre com o facto de que as mesas estão quase sempre ocupadas por estudantes e é uma situação embaraçosa quando as meninas saem de trás do balcão e dizem que vão expulsar quem não está a consumir, para nos podermos sentar. A verdade é que eles não se deviam dar a esse desprazer de serem convidados a sair, mas nós é que ficamos envergonhados. Fica aqui o recado para quem faz este tipo de acções: existem de facto espaços próprios para fazer isso, chamam-se bibliotecas. Há várias espalhadas por todo o país. Usem o google!
       O segundo factor que, para nós, é menos positivo é a luz. Relembramos que se trata de uma antiga fábrica, por isso este inconveniente deve ser difícil de contornar. Embora dê um ar acolhedor, a verdade é que as fotografias ficam todas desfocadas e depois queremos vir aqui mostrar a pompa e circunstância deste local, bem como o delicioso bolo ao pormenor e torna-se complicado. ahahh

        Num terceiro piso existe ainda um local para exposição. Há tanta antiguidade que vos fará sorrir. É mesmo um outro mundo para quem valoriza o poder dos livros, para quem gosta de culinária e para quem gosta de ver exposições e museus. Este é, sem dúvida alguma, um dos mais especiais locais a visitar em Lisboa. Recomendamos vivamente a experiência!
       O melhor está dentro desta livraria, afinal, juntando o prazer de uma leitura, com o prazer da gula... se possível na melhor companhia... Então aí podem ser completamente felizes. Só não podem dizer que é com o mais simples da vida, pois este local, a parecer simples no reaproveitamento de todo o espaço, é mesmo muito pormenorizado e tem tanto, tanto a conhecer, que se torna tudo menos simples. É original, é acolhedor, é especial! Visitem.





24 comentários

  1. Omg se tem oreo adoro! Têm um aspeto maravilhoso, acho que ia gostar mesmo muito.
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  2. Não parece, mas isto é uma forma de tortura, porque uma pessoa vê estas imagens e fica a babar para cima do computador ahahah que ótimo aspeto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que vir a Lisboooooa! Este é só um dos excelentes motivos! :D

      Eliminar
  3. Respostas
    1. E olha que está looonge de ser só o aspecto a ser uma delicia!!

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Tens que lá ir fazer uma visita e contar-nos o que achaste! :P

      Eliminar
  5. Nunca lá fui, mas esse bolo, já engordei só de olhar!
    Ficou cá o desejo hahaha

    Beijinhos, Pirilampos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá engordar, para quem tem essa facilidade, lá isso é em forte. Mas compensa pelo sabor divinal! Nem parece uma sobremesa deste mundo... :)

      Eliminar
  6. Ainda não fui ao Bolo da Marta. No Lx Factory, gosto especialmente do brunch na Wish!


    Ms. Telita | Telita LifeStyleFacebookinstagram

    • novo grupo para divulgação de blogs: blogs Lifestyle Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que experimentar. Vais adorar! Ficamos à espera que nos digas o que achaste. Ainda não nos rendemos ao brunch, mas agora também ficámos com vontade de experimentar. Obrigado pela sugestão! :)

      Eliminar
  7. Como me deu uma vontade de ir aí, não fosse eu uma gulosa de primeira!!!
    Ela, quando vais mostrar os teus óculos novos? (eu sigo os vossos instatories)
    Um beijinho enorme!!!

    Meu elefante Dourado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que viiir! Até podemos combinar lá ir em conjunto. Sim, que nós queremos é desculpas para lá voltar eheh
      Vou mostrar ainda hoje. Uma publicação só minha! :D
      Mas se segues os insta stories já os viste... Fico a aguardar a opinião! :)

      Eliminar
  8. Têm muito bom aspecto, eu nunca fui ao Lx Factory, porque não gosto muito de andar por essa zona, mas tenho que ir lá um dia.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós caímos lá de paraquedas. Ainda só conseguimos visitar esta livraria e vamos lá de propósito. Nem olhamos muito para os arredores, vamos lá direitinho. É uma questão de íman que nos empurra para lá e muita força de vontade para sair sem comer tudo ahahah

      Eliminar
  9. O bolo da Marta é tããããããooooooooooo delicioso, ainda restam-me provar alguns, acabo por pedir sempre o de frutos vermelhos hehe
    O LX Factory é das áreas que mais adoro em Lisboa, tem dos melhores brunches, esplanadas catitas, o ler devagar e estás pertinho do rio, gosto muito de passear por lá.

    Beijinhos!
    Viver a Viajar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acreditas que nem nunca chegámos a passear por lá? Temos ido tão focados no bolo da Marta, que andamos a falhar. Além disso também ainda não nos rendemos aos brunch. Temos que tratar disso. :)

      Eliminar
  10. Não conhecia, mas achei o espaço adorável! Tenho de visitar um dia destes, é uma vergonha mas nunca fui ao LX Factory (nem ao Bolo da Marta)!

    Essas fatias de bolo têm um aspecto divinal e realmente gostei de todo o espaço, obrigado por partilharem!

    Espero que tenham tido uma Páscoa muito feliz! Beijinho*
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que temos a dizer é que tens que tratar disso. Mas, por outro lado, tens que ter cuidado... É que é extremamente viciante! :P

      Eliminar
  11. Ai!! Eu quando li o título achei que não tinham gostado e já estava a pensar "comoooooooo?" hihihi é óptimo não é? E o bom é que podemos ir lá à noite, mesmo depois de estar fechado, e comer uma fatia no cafézinho lá em baixo :D para mim só há um terceiro ponto negativo: fumar lá dentro :( não gosto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade!! Como é que é possível não gostar do bolo da Marta. A sério que se pode fumar lá dentro?!? Ao pé dos livros e tudo?! Não fazíamos ideia! Mas olha é um excelente local para combinarmos algo para a malta da blogosfera! :D

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Um bem-haja!