A prova das tripas à moda do Porto!

sexta-feira, fevereiro 03, 2017
       Fiiiinaaaaaaaalmeeeeeeeeente chegou o dia em que conseguiria provar as famosas tripas à moda do Porto! Nos cinco dias que por lá tivemos procurei. Calhou estarem sempre esgotadas, ou marcar para uma noite em que o local estava fechado, entre outras peripécias. Mas valeu bem a pena a espera! Este local foi-nos recomendado por um trabalhador de um outro restaurante (por aí se via que deviam mesmo ser boas ou o rapaz não teria perdido clientes... isso ou não nos queria muito atender no restaurante dele, mas acreditamos na primeira versão e agradecemos mesmo a sugestão!). Fomos ao Restaurante da Avó, onde quem lá trabalha é castiço, e onde todo o restaurante nos envolve no seu ambiente tradicionalmente português, de que tanto nos orgulhamos.

       O que pedimos foi uma massa com cogumelos para mim (Ela) que procuro não comer nenhum proveniente das ditas carnes vermelhas, e a tão aguardada taça recheada de tripas à moda do Porto! Pratos que em nada se assemelhavam, mas que nos conquistaram. E melhor do que isso, conquistou-nos a simpatia portuense de quem por lá trabalha e ajuda a dar nome à casa. Na simplicidade das paredes com pedras que nos envoltam, escondem-se as delícias portuenses do povo e da comida. Gostámos realmente de conhecer este local... e mais ainda da comida! 

        E em muito temos que agradecer ao trabalhador de camisa branca que está mais perto na fotografia. Para nós devia ser promovido. Destaca-se notoriamente dos demais. Cativou-nos logo à chegada e fez-nos sentir completamente em casa, mesmo sabendo que éramos turistas no nosso país. Envolveu-nos na sua simpatia e falávamos como se fossemos clientes frequentes. Nem o seu nome soubemos, mas se fossemos donos deste restaurante não hesitaríamos em promovê-lo, com medo de o perder. Olhem que é a chave de ouro da casa! :) 
       Mas íamos referir-nos à comida e cá vamos nós, sem demoras: 

         As famosas tripas à moda do Porto! Uma grande taça cheia delas! Ficaram lá metade, pois o estômago não aguentou tantas, mas eram deliciosas, para mim (Ele). Já eu (Ela) provei o arroz com o molho e admito que me foi difícil experimentar mais. Mas pareceu-me que fosse semelhante à dobrada. Pareceu-me bem, ainda que pretenda evitar este tipo de pratos.
       Sem dúvida que é um prato tipicamente português que recomendamos a que se experimente pelo menos uma vez. Só aviso, eu (ele), que há um sério risco de adorarem e quererem mais e mais... e depois não haver com tal qualidade fora do Porto. Ainda assim, é uma óptima desculpa para lá voltar! Por certo que ao voltarmos (e se havemos de voltar várias vezes, no que depender de nós!), havemos de voltar a este restaurante que nos cativou.

       Quanto à massa, até parecia realmente um prato de um qualquer restaurante italiano. Um prato ao gosto da maioria. Um prato que pode muito bem ser para os vegetarianos e para todos os outros. Cogumelos e massa é uma combinação perfeita, para mim (ela), e este prato não se revelou excepção.
       Esta foi a nossa última refeição enquanto estivemos pelo Porto. Provavelmente se fosse a primeira não teríamos optado por conhecer outros locais e teríamos lá ido todas as noites. ahah
       Mas claro que não poderíamos vir embora sem experimentar uma sobremesa que fosse... No caso duas! Eu (ele) não costumo fugir muito ao já mais do que conhecido doce da casa, ou doce da avó, com leite condensado, natas e bolacha, mas eu (ela) gosto de arriscar e optei por uma sobremesa que desconhecia até então: toucinho do céu. Uma ironia, talvez, mas é mesmo um doce divinal! 

       Portanto, se procuram um bom sítio, de valor mediano, não tão em conta, com tripas à moda do Porto para degustar, então procurem o restaurante da avó. Não se devem arrepender de por lá passar. Nós não nos arrependemos, e até pretendemos repetir!



7 comentários

  1. Que aspetooooo!!

    Um beijinho,
    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adorei!
    A minha avó faz umas tripas à moda do porto de comer e chorar por mais!
    Gosto muito do vosso blogue!
    Cumprimentos,
    curio-so.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela tua simpatia! :)
      Tens que partilhar a receita da tua avó, então. Irá criar muitos fans, pois a receita tem segredos... e só se pode comer originais no Porto! :P

      Eliminar
  3. Não sei bem porquê, mas achava que as tripas tinham outro aspecto, qualquer coisa muito menos apetitosa do que isto... afinal de contas têm um nome tão pouco apelativo... :)
    Nunca provei, mas depois desta "publicidade" fiquei curiosa, a gastronomia do nosso país é fantástica!
    Um beijinho aos dois! Bons passeios!
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu (Ela) admito que tive exactamente o mesmo pensamento. Ainda assim, não me suscitou grande interesse, admito.
      Já eu (Ele) adorei e planeio repetir. Tu é que podias tratar de descobrir a receita e partilhar, Ana! Pensa nisso! :)
      Bons cozinhados!

      Eliminar
  4. Eu (Ela) não fiquei muito fan... Mas eu (Ele) comia beeem isso hoje e amanhã! É daquelas receitas booooas, mas boas! :P

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Um bem-haja!