Feira Anual de Outubro, em Vila Franca de Xira

sexta-feira, outubro 09, 2015
Não resistimos a tirar a bela fotografia com um dos estabelecimentos de venda de
fartura mais conhecidos da área: Farturas À Otário.
       Nascemos almas gémeas, mas crescemos uma infância e adolescência longe um do outro. Eu (Ele) cresci em Lisboa, por Telheiras e Odivelas. Sou alfacinha. Já eu (Ela) cresci pelos arredores de Vila Franca de Xira e Lisboa. Sou uma menina de Vila Franca que não sabe bem o sentimento que deve ter quanto ao local que me viu nascer. Isso eu já explico. Por agora, resta-nos dizer que adoramos ver todas as feiras. Há que apoiar o que é português e, por isso mesmo, hoje falamos do que vimos pela conhecida feira de Outubro de Vila Franca de Xira.


       Este é um concelho que gera muitas controvérsias. Eu (Ela) sempre adorei o seu ar rústico, misturado com o ar do campo, com as lezírias e afins. No entanto, tenho o maior dos desgostos em ter nascido numa área tão tradicionalmente néscia que ainda continua a viver uma dita idade da pedra, promovendo actividades como touradas e largadas de touros. Por aqui somos completamente contra. Muito haveria para falar sobre este assunto. Oportunidades não hão-de faltar, infelizmente. Mas hoje não queremos estragar o que de bom se faz por cá. Falamos da feira anual de artesanato de Vila Franca de Xira que junta o que de melhor se faz não só por este concelho, como por todo esse país. Não conseguimos sair de lá 'de mãos a abanar'. Já que não conseguimos brindar-vos com presentes (esperamos que a altura em que ganhamos o euromilhões chegue rápido, torçam por nós!), vamos brindar-vos com comentários e algumas fotografias que ilustram um pouco do que por lá podem encontrar, se assim desejarem visitar esta feira ainda hoje, ou no fim-de-semana... ou para o ano, que há mais! ahah



       Desde que me lembro que eu (Ela) não perco esta feira anual ou a feira do colete encarnado, no primeiro fim-de-semana de Julho. São datas que se agendam logo em inícios do ano. Mas por diversos motivos não consegui estar presente nesta feira nos últimos dois anos, pelo que foi a primeira vez que o Ele esteve presente. Eu adooooorooooo ver todas as bancas de artesãos que nos mostram as suas artes com as mais variadas formas.


       Estão sempre a surpreender-nos, mas também há vários que nos habituam com as suas presenças. Além dos carrocéis e de todos os doces típicos destas feiras de rua, há o amor de vários artesãos que se juntam num mesmo pavilhão para nos brindar com talentos. Isso é impagável. Deveríamos dar mais valor a estas gentes tão verdadeiras e com tanto talento. É isso que nós defendemos. É isso que adoramos!



       A minha (Ele) opinião é que esta feira (que para além da parte que está no pavilhão, mais artesanal, ainda tem outras vendas na parte exterior) é muito interessante. Não só pelo que a Ela diz, e por podermos valorizar o que de melhor se faz em Portugal (no caso no concelho de VFX), a baixo custo ainda por cima!, é vermos gentes tão genuínas. Mas tenho algo a apontar à Ela, a anfitriã, neste caso. Porque é que não me levaste a ver uma largada?!? Ambos somos contra touradas. Mas eu nunca vi um touro ao vivo e tinha imensa curiosidade. Uma largada é aceitável pois é a força do touro contra a burrice humana. Gostava de ver. Podem criticar, que eu mereço. Sei que a Ela está a ficar enfurecida, ao ler este texto (que tal como os outros escrevemos a meias)... Mas esta é a verdade! Eu tenho curiosidade e gostaria de saciá-la. Só uma vez. Para o próximo ano, podemos ir? Eu sei que depois te entusiasmas a defender o touro e as gentes ditas "tradicionais" não gostam dos teus entusiasmos... Contudo, é só um dia. Pensa nisso, está bem? Para os interessados nesta informação, fica aqui mencionado que já não existem mais largadas este ano. Marquem para Julho, no colete encarnado.

       Pronto, duelo de forças. Como quem vence é o empate, passemos à frente neste assunto. Mas claro, não sem antes dizer que a venda das farturas é muito apropriada a certas pessoas tão dedicadas à "tradição"... Por ser algo original, claro. Pensavam o quê?! ahah



       Esta feira não é só de objectos, nem de tradições menos próprias para animais. Há muito doce para amolecer todos os corações. E não são só os típicos algodões doces, pipocas coloridas, e outros que tais. Há o pelo do pão com chouriço (que é bem bom!!). Há doces tradicionais que te dão difíceis tarefas: escolhas. Ahhh escolhas, que difíceis que são. Ahahah


Eu (Ele) escolhi o doce de tentugal.
Eu (Ela) escolhi uma espécie de quindim de côco.
Ambas as escolhas muito boas, por sinal! Recomendamos!!
        Já visitaram estas feiras, em Vila Franca de Xira? Qual(s) a(s) vossa(s) opinião(s)? Que outras feiras nos recomendam? Estamos totalmente abertos a sugestões!.. :)

16 comentários

  1. Vocês são adoráveeeeeeeis!
    Mesmo queridos!
    Gosto muito dessa zona... mas também não consigo "engolir" algumas tradições.
    Mas o que importa é que adorei este post e vocês são lindos!

    Beijinhos e bom fim-de-semana**
    http://ofabulosodestinodemariaamelia.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podem pagar um por todos, pois nem todos pagam por um ahah
      Por isso deixemos esses temas de lado e fiquemo-nos pelo agradecimento pela tua total simpatia. Tu mimas-nos tanto, taaanto. Às vezes nem tu deves ter noção disso. Obrigado, Amélie! Não te conhecemos, mas já sabemos que és linda (por dentro, pelo menos, que é o mais importante!!!)! :D

      Eliminar
  2. Tb acho que é importante apoiar o que é "nosso"!

    ResponderEliminar
  3. Não imaginam o prazer que me deu ler este texto acompanhado destas fotos. O amor que nutrem um pelo outro e pelas vossas origens é delicioso, parabéns por isso! Gostava de ter visitado essa feira, mas quem é do norte fica as vezes limitado a viajar assim!


    xoxo, Sofia Pinto
    Bom fim de semana ♥
    Last Post ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh muito obrigado, Sofia!! Que querida que foste no teu comentário! :D
      Nós gostamos de facto muito um do outro. Esperamos ser daqueles casais à antiga, que se designam almas gémeas e que só se vêem nos filmes e em pouco mais... :P

      Mas o norte também tem eventos fantásticos, por certo. Numa próxima vez haverás de ser tu a fazer "inveja" da positiva!

      Eliminar
  4. Parece ter sido super giro :) os doces têm cá um aspecto! eheh
    E já agora, adoro a tua mala :) Beijinho

    http://goldentouch-byandreiaguerreiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É da Parfois, que tem sempre malas muito giras. Obrigada pelo elogio.

      Eliminar
  5. A feira parece ter sido super gira. E vocês ficam lindos juntos <3

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em boa companhia é bem mais fácil que qualquer lugar se torne mais interessante. Mas o facto é que Portugal tem muito bom artesanato! :)
      Obrigado, Marisa!!

      Eliminar
  6. Nunca visitei, mas um dia dests dou um saltinho por lá! Adoro este tipo de eventos :)
    Messy Hair, Don't Care | Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito característicos do nosso país e são muito reconfortantes! Nós gostamos bastante. Se para o ano decidires ir, não te esqueças de nos avisar para combinarmos um encontro por lá, sim? :P

      Eliminar
  7. Tão queridos!!
    Por estes lados a coisa é parecida, o João é de Lisboa e eu... bem eu nasci no Alentejo e vivi quase sempre na Margem Sul. Também adoro as feiras e o que é português, à excepção de algumas tradições abomináveis como o caso das Touradas. Nunca fui à feira de Vila Franca, mas já fui a muitas outras. Perco-me nas feiras, no artesanato, nos carroceis e, claro, na comida da feira (bifanas, churros, algodão doce... uma desgraça).
    Adorei o post e vocês ficam lindos juntos! :)
    Fui Eu Que Disse - Blog
    Facebook | Instagram | Canal Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que vir conhecer esta, então. Também é 'afamada' supostamente ahah. Há em julho (com direito a concertos) e agora em Outubro. Talvez nos encontremos numa dessas feiras lisboetas! :)
      Muito obrigado pela simpatia!

      Eliminar
  8. adorei o post, gosto imenso de eventos destes! :) beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós também gostamos muito. Gostamos de ver e rever cada canto deste tipo de feiras e festas. Há que aproveitar as melhores coisas da vida, não é? :)
      Obrigado pelo carinho.

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Um bem-haja!