Chegou mais uma receita deste casal chef, desta vez com uma pequena ajudinha: da dona Olinda (a mãe da Ela)!
Esta receita é uma receita muito típica do cardápio português e veio pôr termo a um desejo antigo aqui do Ele: comer uma boa feijoada! E ali a "sogrida" da "namorida" (sim, é isto que nos chamamos um ao outro... Podia ter-nos dado para pior ahah), lá fez a vontade a este rapaz e deu-lhe a sua receita da feijoada com que o Ele já sonhava... No final ainda aceitou que a partilhássemos convosco, por isso aproveitem o fim-de-semana para a testar! (Os vegetarianos (e claro, quem demais goste) poderá sempre substituir a carne por soja e omitir o chouriço. Vão ver que também fica uma delícia, adiantamos desde já!).
Receita para cerca de 4 pessoas.
Ingredientes:
- 400 gramas de carne de vaca
- 400 gramas de carne de porco
- Chouriço a gosto (de preferência de porco preto)
( ATENÇÃO: para quem não come carne, pelo menos carne vermelha, pode sempre substituir a carne por soja aos cubos e omitir o chouriço!)
- Feijão Manteiga ( 3 frascos )
- Cebola grande picada
- Tomates pelados
- 3 alhos picados
- Pimento vermelho
- Pimento Verde
- Meia couve lombarda
- Salsa (q.b)
- 30 gramas de manteiga
- Vinho branco
- 1 colher de sopa de polpa de tomate
- 1/2 de massa de pimentão
- Caldo Knorr
- Meia couve lombarda (Opcional)
Modo de preparação:
Cubra o fundo da panela com azeite. À parte as 400 gramas de carne de vaca e as 400 de porco devem estar partidas em bocados pequenos. Pique a cebola, pique os alhos, corte metade de um chouriço grande e os tomates depois de pelados e corte os pimentos. Tudo isto deve ser partido em bocados pequenos, para ficar mais saboroso. Depois de preparados todos estes ingredientes coloque-os na panela. Junte depois as 30 gramas de manteiga e o caldo knorr e então ligue o lume. Depois de tudo na panela, e de ter ligado o fogão em lume brando, envolva todos os ingredientes de forma a envolver os sabores. Mantenha o lume brando para que o refogado se consolide. Entretanto, pré-aqueça água para juntar mais tarde. E atenção que é muito importante não adicionar água fria à cozedura para evitar que o feijão fique rijo irremediavelmente.
Vá envolvendo com frequência o preparado até que os bocados de carne ganhem uma cor mais acastanhada. Assim que notar que a carne está a ficar com essa cor característica junte água de forma a tapar todo o preparado. Depois coloque a tampa de forma a que não tape totalmente a panela e deixe cozinhar durante cerca de 40 minutos. Posteriormente, junte as 3 latas de feijão e a couve lombarda, deixando cozinhar cerca de 10 minutos (até que a couve lombarda coza). Como a couve é opcional, caso não a coloque, deixe o feijão cozinhar apenas cerca de 2 ou 3 minutos e pode desligar.
Quando desligar o lume, deixe assentar uns minutos para os sabores ficarem no ponto e está pronta a comer! :)
Quando desligar o lume, deixe assentar uns minutos para os sabores ficarem no ponto e está pronta a comer! :)
Não gosto de feijoada, mas o meu pai sim :)
ResponderEliminarAté à pouco tempo aqui o Ele também não gostava muito da feijoada que comia, até que provou esta receita de feijoada que é fantástica. Experimenta e conta-nos o que achas :)
EliminarEle.
Uma pessoa a tentar ser saudável!! Oh meu Deus :)
ResponderEliminarÉ verdade! Deste lado estamos na mesma situação a tentar ser saudáveis comendo saladas mas de vez em quando não se resiste a uma pequena tentação :)
EliminarEle.
Que aspecto fantástico, adoro o prato. Sem dúvida, uma óptima receita!
ResponderEliminarhttp://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/
Muito obrigado! Quando a experimentares mostra-nos o resultado :p
EliminarEle.