A Lourinhã intitula-se como a capital dos dinossauros e tem vestígios de que existiram aqui espécies que não foram encontradas em mais nenhuma parte do mundo, pelo que além de um museu dedicado ao tema, foi inaugurado este ano um parque totalmente dedicado ao mundo jurássico que pode ser considerado um museu ao ar livre! Fomos visitar o Dino Parque da Lourinhã e conhecemos por perto o estudo dos dinossauros, bem como os vimos à nossa frente, gigantes, outros mais pequenos, mas todos muito à semelhança do que se acredita ter sido a realidade vivida neste globo há séculos atrás...
Foi a 9 de Fevereiro de 2018 que abriu pela primeira vez as portas e desde então tem cativado cada vez mais visitantes que procuram estar em contacto com as mais diferentes espécies de dinossauros. Com um percurso perto de 2,5 km podemos fazer uma viagem há milhões de anos atrás e ficar a conhecer pelo menos 120 dinossauros à escala real, feitos a partir de um estudo internacional para garantir o máximo de rigor científico possível. Garantimos que a experiência é tão incrível como está a parecer-vos no momento... ou melhor ainda!
A entrada e saída do parque é feita através da loja de souvenirs como em tantos outros parques, só que neste caso, esta é ligada, por sua vez, à parte arqueológica. Aqui são-nos mostradas diferentes espécies em recreações perfeitas dos seus esqueletos, existindo ainda, em muitos casos, os fósseis verdadeiros e não somente réplicas. Sabiam que em Portugal foram/ são achados muitos fósseis de dinossauros? Nós não sabíamos, mas a verdade é que a Lourinhã é intitulada como a capital dos dinossauros pelo facto de terem sido encontrados vários vestígios de dinossauro nesta área. Podemos inclusive informar-vos que existem dinossauros que não foram encontrados em nenhuma outra parte do planeta, para serem descobertos nesta zona do nosso país. O que mais achámos graça foi ao Lourinhanosaurus antunesi que representa um dos maiores ninhos de dinossauros da Europa, que, como facilmente prevêem, foi encontrado na Lourinhã. Este carnívoro poderia chegar a ter entre 7 e 8 metros de comprimento, pelo que cruzar-nos com eles resultaria no nosso fim imediato. No entanto, desenganem-se se acham que são os únicos. Há outros, como por exemplo o supersaurus lourinhanensis e o Lourinhasaurus alenquerensis. Há todo um mundo novo (do antigo) por descobrir!
Este parque tem todas as condições necessárias para um fenomenal dia em família. Além dos dinossauros que podem ser vistos, bem como de alguns fósseis em exposição, podem também ter desconto no museu da Lourinhã. Além disso, neste espaço têm experiências laboratoriais e arqueológicas para entretenimento das crianças, espaço para um lanche em família, o restaurante, etc. É tudo pensado ao mais ínfimo pormenor para ser um dia memorável. Os bilhetes valem cada cêntimo dado.
Quando referimos que por aqui é tudo pensado ao detalhe, estamos a referir-nos à posição de cada dinossauro. Estamos também a referir-nos ao ambiente criado em volta. A par disto, estamos ainda a referir-nos ao facto de pensarem nas nossas visitas de tal forma em detalhe que existem inclusivamente placas que informam quais os melhores locais para se tirarem fotografias.
O difícil mesmo é escolher quais as fotografias a partilhar nas diversas redes sociais. É que todas elas nos lembram diferentes dinossauros, todos eles tão fascinantes... É impossível não pensarmos como é que tamanhas criaturas acabam extintas. Bom, mas ainda bem que acabaram ou nós não existiríamos...
Quem é que, como nós, ficou fascinado com os filmes do conhecido Parque Jurássico? Se a resposta foi de imediato "eu", então não podem meeeeesmo deixar de visitar este parque. Mas atenção que quem respondeu que "eu não" também será muito surpreendido neste espaço, por isso recomendamos que não deixem de visitar este museu ao ar livre. É uma visita à vida na Terra anterior à nossa existência. É fenomenal! A cima de tudo esperamos que sejam crianças tão felizes quanto nós nos permitimos a ser. Adorámos esta visita e estamos desertos para que consigam expandir ainda mais o espaço. Acreditamos que isso vai acabar por acontecer, de tão importante e fascinante que é o espaço. Nessa altura, voltaremos a ser muito felizes por lá!
_______
Dino Parque da Lourinhã
Rua Vale dos Dinossauros, nº 25
2530-059 - Abelheira, Lourinhã [Ver mapa]
Aberto todos os dias das 10h às 17.30h.
Já lá estive aquando da abertura. É um passeio muito agradável!
ResponderEliminarwww.trapinhartes.blogspot.com
É mesmo. E agora temos que ir acompanhando a sua evolução, porque na nossa perspectiva, este parque ainda vai crescer muito mais! Merece todo o sucesso!
EliminarJá tinha ficado fascinada ao ver as vossas histórias no instagram. Com esta publicação, a minha vontade de visitar este espaço triplicou! Que incrível *-*
ResponderEliminarE olha que nos foi tãão difícil não mostrar mesmo tudo, tudo... É brutal!
EliminarEu sou completamente apaixonado por dinossauros, queria muito frequentar este parque algum dia. Deve ter sido uma ótima experiência para vocês.
ResponderEliminarwww.blogdodeivy.com
Tens que organizar uma viagem até este parque que vale muito a pena!
EliminarQue parque giro!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
É mesmo muito épico. Vale muito a pena lá ir que ao vivo é ainda mais giro!
EliminarQue parque tão giro , ainda não conhecia :D
ResponderEliminarVocês são uns fofinhos :D
Beijinho *
https://w-m-mind.blogs.sapo.pt/
Muito obrigadoo! Assim até ficamos sem saber o que responder ahah
EliminarO parque é ainda melhor ao vivo. É tudo ainda mais real!
Já ouvi falar! Mas ainda não fui. Acho muito original, sobretudo por ser ao ar livre!!
ResponderEliminarBlog: http://bolacha-mariaa.blogspot.com/
Projeto: http://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.com/
É mesmo muito giro! As fotografias criam alguma distância que na realidade não existe. Vale muito a pena visitar o espaço!
Eliminarnãã... só lá ia eles fossem verdadeiros :)
ResponderEliminarSe fossem verdadeiros vinham a ti! ahahahah
EliminarFui lá ontem com o meu marido e o nosso pequenote de 6 aninhos. Adoramos, incrível mesmo. Visita a não perder de forma alguma. Gostamos tanto que estamos a pensar em lá voltar novamente. Só para terem uma ideia, entre o meu marido e eu tiramos mais de 500 fotos. Se eram animais que me apaixonavam agora então ainda mais me apaixonei por eles. Tem lá alguns que se existissem não me importava nada de os ter no jardim. Aconselho a todos os que puderem (pois para uma família grande não sai nada barato) que venham visitar o parque. Levem lanche para poderem desfrutar de cada momento e não precisarem de andar a "correr" pois está a chegar a hora do almoço ou o filhote está a chorar com fome. Venham e desfrutem de cada passo que dão e de cada minuto que lá passam.
ResponderEliminarÉ mesmo uma visita para miúdos e graúdos! Muito obrigado pela partilha de testemunho! Este é um espaço mágico onde podemos reviver um pouco da história passada há milhões de anos atrás. É extremamente interessante. Nós também adorámos. O difícil no fim é escolher as fotografias... ahah
Eliminar