Vou deixar de ser vegetariana...

segunda-feira, novembro 05, 2018
       Informei-vos quando comecei a ser vegetariana. Informei-vos inclusivamente sobre a diferença entre os vegetarianos e os vegans. Tomei a decisão de forma plenamente consciente e fui fiel até há bem pouco tempo. Fiquei muito confusa quando comecei a perceber que o que pensava ser mais fácil (deixar de comer peixe) afinal foi o mais difícil (que eu pensava ser deixar de comer carne). Então, após ponderar muito sobre o assunto, e estando em parte triste com este comunicado, vou ter que vos informar que vou recomeçar a incluir o peixe na minha alimentação.

deixar de ser vegetariana + rótulos dos tipos de comida que se come + vegan + flexitariana + blogue português de casal + blogue ela e ele+ ele e ela (3)
        Por muito que ame os animais, não me sinto preparada para deixar o peixe. Esse será o meu objectivo... Mas não por agora. Sinto que estou a regredir nas minhas escolhas, nas minhas vontades, no que eu quero que se torne a minha filosofia de vida. No entanto, neste momento da minha vida, esta é a decisão que eu sinto ser mais correcta. As análises estão com ferro e b12 em baixo. Eu não quero tomar suplementos. Não me sinto com a responsabilidade necessária ao momento para ter os cuidados que requerem ao tomarmos esta decisão. Assim, mais vale ser realista comigo e com quem me segue. Mais vale dar um passo atrás, mas para dar outros no futuro.
       Não acho que seja de todo impossível ter-se uma alimentação vegetariana, ou mesmo vegana, sem que sejam necessários suplementos. Sei que não funciona desta forma. Mas para tal é necessário um compromisso maior com as opções alimentares e eu, com tudo o que se tem passado, não estou preparada (ainda!).

deixar de ser vegetariana + rótulos dos tipos de comida que se come + vegan + flexitariana + blogue português de casal + blogue ela e ele+ ele e ela (3)
        Espero que não me levem a mal o desabafo, mas não sinto que seja necessário justificar-me. Nem sinto que seja necessário um rótulo de vegetariana, flexitariana, o que for. O importante é sentirmo-nos em pleno com as opções que tomamos. Vou continuar a comer muita comida vegetariana, sendo a sua maioria deste cariz, mas vou também incluir refeições de peixe, como é o caso do sushi (que é a minha maior provação). Só explico isto por desabafo. Porque sei que muitos vão compreender, outros tantos me vão dizer para comer também carne e outros ainda vão deixar de seguir por não compreenderem. A vida tem que ser vivida por nós. Nós comprometemo-nos a sermos reais convosco. Esta é a minha partilha de hoje.


Se gostaste do artigo, segue-nos no facebook e instagram.
Se quiseres ler mais, então não te esqueças de o partilhar e/ou comentar com a tua opinião.

16 comentários

  1. Acho que fazes muito bem ainda por cima se isso tem peso na tua saúde. Eu tomo suplementos e apenas o faço por ter uma deficiência natural de certas vitaminas (que não consigo repor apenas pela alimentação). Preferia não ter que tomar. Mas o mais importante é a nossa saúde e de como cuidamos dela. Parabéns pela tua decisão!

    Beijinhos,
    www.yellowrain.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela força. Não é algo que me orgulhe... Mas é o ter consciência que não é o momento ideal...
      _Telma.

      Eliminar
  2. Acredito que seja frustrante, até porque estavas a alterar a tua filosofia de vida, mas o mais importante é cuidares de ti. Podes não conseguir agora, mas isso não é uma sentença para o futuro. E teres essa consciência é meio caminho andado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também espero que assim seja. E quanto tiver que ser, vai ser. Há-de acontecer!
      _Telma.

      Eliminar
  3. É uma revolta muito grande, quando não.conseguimos manter algo e estou contigo Telma, eu apoio a tua decisão. Eu tb não tomo suplementos, nem quero (mas as minhas análise estão boas e não tenho necessidade de tomar). Nem toda gente consegue mudar radicalmente o seu estilo de vida, leva o seu tempo. Mas o mais importante, queres esta filosofia de vida. Força, vais conseguir!! 😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada pela força. Eu quero muito mudar, mas tenho que tomar consciência de que, neste preciso momento da vida, a coisa não está a funcionar da melhor forma para mim... Às vezes é necessário dar algum passo atrás para depois dar passos largos em frente no futuro. Sinto que agora foi mesmo esse caso!

      Eliminar
  4. Uma coisa que digo que sempre devemos comer aquilo que nos faça bem e que não prejudique a nossa saúde
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre, sempre... Há-de ser complicado... Mas tentaaaamos... ahah
      _Telma.

      Eliminar
  5. Concordamos com a frase "Mais vale dar um passo atrás, mas para dar outros no futuro."
    O importante é respeitares a tua saúde e agires em conformidade. Não há necessidade de te justificares, são escolhas tuas! Força com esta nova decisão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é uma questão de justificação, é mesmo um desabafo que estava a precisar fazer, também por mim mesma. Não é o que sinto correcto fazer, mas sinto que, neste preciso momento é desnecessário. Achei importante já que aqui abordo a minha vida, as minhas experiências e também as minhas receitas.
      Obrigada pelo apoio!
      _Telma.

      Eliminar
  6. Mais do que uma filosofia de vida devemos sempre nos sentir bem com ela. Seja ser vegetariana ou outra coisa qualquer. Tal como não gosto que me questionem a toda a hora e todo o momento sobre ser vegetariana também acho que quem deixa de o ser não tenha de ser questionado ou criticado pela decisão que toma. Parabéns pela atitude!
    https://jusajublog.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo verdade... Cada decisão teve a sua razão. Eu não sinto que seja o que quero realmente fazer, mas neste momento acho necessário. Vamos dando passos com consciência.
      E por aqui podem sempre contar com a nossa realidade. Seja ela qual for...
      Obrigada pelo apoio!
      _Telma.

      Eliminar
  7. Cada um toma as suas escolhas!
    Eu apenas quero o que for mais sustentável.
    Na verdade reduzi mais de 50% o meu consumo de carne e peixe, mas não consigo deixar totalmente. Mas gostava de reduzir mais, no entanto eu sinto diferença quando não consumo carne!

    Força :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Passo a passo, vamos com calma atingindo os nossos objectivos, à nossa medida. Força também para ti! Pode ser uma questão de hábito, mas a verdade é que é um passo difícil e é preciso ter consciência... Ir à nossa medida! Obrigada!
      _Telma.

      Eliminar
  8. Parabéns pela sua decisão ,as vezes é bem difícil ,mas somente você pode decidir por si mesma ,ninguém pode vir lhe dizer o que é melhor ,comer carne não e errado ,na Bíblia não condena ,todo alimento é vindo de Deus ,nao que Deus seja ruim ,ele permitiu que pudessemospcomer carne de um animala,se o sanguesdelednao estiver dentro dele .. nao podemos comer sangue ,somente a sua carne mas parabéns pela escolha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho! Eu carne não volto mesmo a comer, a não ser por real estrita necessidade de vida ou morte... Mas peixe está a ser complicado e queria somente desabafar. Obrigada por ler! _Telma.

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Um bem-haja!