Arroz de caril com tofu

sexta-feira, abril 13, 2018
       Como vos contámos na nossa ida ao restaurante indiano, aqui por Alverca, nós adoramos experimentar comidas de diferentes tipos de gastronomia, e adoramos comida indiana, pelo que nos decidimos a aventurar-nos cá por casa. Nunca tínhamos cozinhado tofu. Eu (Telma) já tinha comido, mas nem sempre gostado. Seria um risco. Mas a vida é feita disso mesmo, e hoje cá estamos para contar a experiência!

Arroz de caril + com tofu + receita vegetariana + gastronomia indiana + blogue português de casal + comida caseira + fácil e rápida + Pedro e Telma + blogue ela e ele + ele e ela

Ingredientes para 4 doses:
  • 1 cebola;
  • 3 dentes de alho;
  • 1 pimento verde;
  • 1/2 pimento vermelho;
  • 1 tomate;
  • 200gr tofu;
  • 2 colheres (sopa) de caril;
  • 1 colher (chá) de açafrão;
  • 1 colher (chá) de noz moscada;
  • 1 colher (chá) de pimenta preta;
  • 200ml leite de coco;
  • azeite q.b.;
  • sal q.b.

Modo de Preparação:
       Pica-se a cebola, o alho, os pimentos e o tomate. Corta-se em fatias finas e estreitas o tofu. Faz-se o refogado, primeiro aquecendo o azeite, depois juntando a cebola e os dentes de alho. De seguida juntam-se os pimentos, bem como o tomate e deixa-se refogar, juntando ainda as especiarias. Adiciona-se depois o tofu e o leite de coco. Quando ferver, podem-se rectificar os temperos e deixar em lume brando por cerca de 5 minutos. Enquanto tratamos do preparado, à parte, deve ser feito arroz branco para ser servido em conjunto. 

Arroz de caril + com tofu + receita vegetariana + gastronomia indiana + blogue português de casal + comida caseira + fácil e rápida + Pedro e Telma + blogue ela e ele + ele e ela

Dicas & sugestões:
  • Se quiserem adicionar coentros ao refogado, bem como no final do preparado, combina muito bem com este prato. Só não adicionamos, porque, para sermos sinceros, não tínhamos em casa.
  • Numa receita indiana que se preze, há que levar um pouco de picante. Pouco ou muito, achamos que deve lá estar.
  • Usem arroz basmati. Faz toda a diferença!
       Esta é uma receita muito fácil e rápida de se fazer. Para os vegetarianos é indicada. Para mim (Pedro) que não dispenso o meu frango... Não é que não estivesse boa, porque estava, mas tem menos sabor que o que costumo comer quando vou a um restaurante indiano.
       Eu (Telma) acho que esta opinião dele é porque sabia que era tofu. É que este ingrediente tem a particularidade de absorver os sabores do que o acompanhar, sendo que neste caso se ressalta o sabor intenso a caril e leite de coco. Eu adorei e vou, de certeza, voltar a repetir... Bom, até porque fiz ontem a receita e fiz muita quantidade para só eu comer, portanto ainda me aguardam algumas refeições de rédóme (que é como quem diz, restos de ontem, numa tentativa de ser chique!).

Arroz de caril + com tofu + receita vegetariana + gastronomia indiana + blogue português de casal + comida caseira + fácil e rápida + Pedro e Telma + blogue ela e ele + ele e ela

O que acham desta receita? Gostam de tofu?

19 comentários

  1. Hum, confesso que nunca fiz nada assim, mas parece ser bastante bom
    Beijinhos
    Novo post (Produtos Acabados) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom, é simples, é fácil. Experimenta que vais gostar!

      Eliminar
  2. Nunca provei tofu, confesso, mas fiquei com vontade de experimentar esta receita :)
    De aspeto, pelo menos, está deliciosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tofu não tem grande sabor (se é que tem algum) por isso é uma questão de estar bem temperado e de estares para aí virada ahah

      Eliminar
  3. Nunca experimentei tofu, mas deixaram-me curiosa! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto :D costumo fazer tb como se fosse à bolonesa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós costumamos usar soja granulada. E aí adoramos os dois! Em lasanha então...

      Eliminar
  5. Por acaso tenho tofu no frigorífico e precisava de ideias... vou experimentar.. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que ir partilhando receitas boas uns com os outros! :D
      Se fizeres já sabes: partilha connosco o resultado final sff

      Eliminar
  6. A receita parece-me excelente e tenho de experimentar ;)

    A mim não me faz diferença nenhuma experimentar com tofu em vez de frango. Até posso não gostar, mas se for mesmo pelo sabor ;)

    Por exemplo, gosto imenso de legumes à braz :D

    Beijinhos e boa semana
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Eu faço caril de soja. É uma delicia :)
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós não gostamos muito de soja sem ser a granulada. A textura é muito... muito. ahahah

      Eliminar
  8. Parece delicioso, mas nunca provei nem caril nem tofu!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/coachella-favs-ever.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então tens que experimentar. É super fácil! Caso não gostes de tofu, podes substituir por frango!

      Eliminar
  9. Eu adoroooo arroz de caril, nunca experimentei com tofu, acho que vou arriscar ;)

    AZUENTURE

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Um bem-haja!