A dieta maravilha

terça-feira, janeiro 19, 2016

       Desta vez a publicação é só escrita por mim (Ela) que por cá é quem tem uns quilos a mais. É que o Ele cá do sítio pode comer tudo e mais alguma coisa que a linha mantém-se a 200%, mas eu... Eu acho que até um copo de água me engorda! Bom, contando a verdade, o facto é que eu só gosto de receitas apetitosas e sou viciada em doces. Tudo o que é chocolate é a minha perdição. E as gomas. E as sobremesas. E pipocas?! Sou louca por pipocas, principalmente das do cinema. Pronto, já deu para perceber a ideia, não é? Então, já que é "ano novo, vida nova" decidi ir a uma nutricionista aprender a comer. Sim, leram bem. Aprender a comer, porque eu só fazia uma refeição completa por dia, ao jantar. Tudo o resto eram asneiras... Mas o que conta é que agora tudo muda e que vocês, que não se sentem tão bem quanto deviam, podem mudar comigo, embarcando nesta dieta comigo. Aceitam?
       É sempre melhor começar uma dieta com companhia, pois uns puxam por outros e lançam desafios que ajudam a que tudo se supere melhor. Por isso volto a desafiar: Há alguém por aí decidido/a a embarcar nesta aventura comigo? 'Bora lá que isto é muito simples (pelo menos por agora!).

       O combinado com a nutricionista foi comer de 2 em 2 horas ou 3 em 3 horas, mas não passar disso. Isto é a regra principal. Isto, obviamente, incluir não saltar as refeições mais importantes do dia, como o pequeno-almoço, almoço e jantar. [Admito que esta é a parte mais difícil para mim]. Como eu tenho um horário de trabalho que não é o da maioria das pessoas, acordando mais tarde, e sendo mais de ficar acordada à noite, o meu horário alimentar foi alterado para tal, mas não se coíbam de alterar para os vossos horários. Aliás, devem fazê-lo.

Pequeno-Almoço: 1 pão de mistura (quando se fala em mistura deve ser uma mistura de trigo + centeio) ou pão "escuro" com fiambre de frango/ perú ou queijo (1 fatia) ou 1 noz de manteiga + 1 chávena de chá.

Almoço: Poderá ser um prato de refeição ou sopa de legumes.
  • No prato de refeição devemos ter preenchido metade com os legumes/ salada. Na outra metade devemos dividir novamente ao meio para uma parte ser composta por carnes magras; ou peixe; ou ovo; ou soja; ou tofu; ou seitan. A parte que falta deve ser composta por 3 colheres de sopa de arroz, massa ou leguminosas*.
    *Por leguminosas entenda-se feijão; grão; ervilhas; milho; lentilhas; favas.
    ** A confecção da comida devem ser grelhados, cozidos, assados sem molho, estufados sem refugados ou saltear.
    *** Os temperos devem ser compostos por azeite virgem extra ou limão ou vinagre e ervas aromáticas, procurando evitar o sal.
  • Quanto à sopa, não deve conter batata, nem cenouras (que por incrível que pareça, aumenta duas vezes mais as suas calorias ao serem cozidas e ainda mais sendo cozidas e trituradas). Ao invés disso podemos substituir as batatas por courgette e as cenouras por abóbora. Para ficarmos completamente saciados/as devemos ainda comer ou um ovo cozido ou uma peça de fruta ou gelatina sem açúcar ou 1 queijo fresco.
1º Lanche: 1 triângulo de queijo "vaca que ri" light ou 1 iogurte magro + 1 bolacha nutrifibra ou 1 tosta integral ou 2 bolachas maria.

2º Lanche: 1 peça de fruta + 2 bolachas ou 1 tosta.

Jantar: Deve contrapor com o que comemos ao almoço. Se comemos sopa, ao jantar optamos por prato de refeição e vice-versa. 

Ceia: 1 chávena de chá + 3 nozes + fiambre ou 1 tosta com 1 colher de café de doce sem açúcar.

3º Lanche aka pós ceia: 1 copo de leite magro ou bebida de soja light.


As regras de ouro para esta ser a dieta maravilha:
  • Não estar mais de 3h sem comer.
  • Só pode haver 3 opções de lacticínios por dia.
  • Só podemos comer 2 ovos por semana.
  • Comer 2 peças de fruta ao dia.
  • Devemos beber 1,5l de água por dia. O truque é beber um copo cheio de água antes de cada refeição. Não custa tanto.
  • Beber 1 copo de água morna com limão todas as manhãs.
       Só falta mencionar um aspecto: Quanto às frutas que escolhem, também há indicações para não ultrapassarem as calorias... Poderá ser 1 pêra ou laranja ou ameixa. Se for kiwi pequeno, tangerina ou clementina podem ser 2. Se for papaia 1/2 ou 1/4 de manga. Não poderá ser de lata, mas poderá também ser uma rodela fina de abacaxi ou ananás. Já se preferirem morangos ou uvas é de 6-10. 

       Acho que não falta nada... OOOoops!!! Falta o mais importante ahah! É que podem escolher o dia, e o tipo de refeição, uma vez à semana, para ser a refeição da asneira, onde podem comer o que quiserem, para nos motivarmos a continuar. 

E então, alguém alinha? Pelo menos no apoio moral? :)
Image and video hosting by TinyPic

24 comentários

  1. A minha mãe também foi à nutricionista no início do ano e parece que estão a fazer praticamente a mesma coisa só que algumas alterações. Eu disse que ia começar a ter refeições saudáveis com ela e acontece que às vezes o faço...das outras vezes não me apetece ser saudável. =P Eu sou como o Ele, posso comer o que quiser e não engordo...o problema é que a pele paga e tenho as malditas borbulhas =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ela está a ter bons resultados? Pois, cá por casa o apoiante é a mesma coisa... Sim, eu como comida saudável, às vezes, outras vezes chocolates e outras substâncias... ahah
      Mas eu (Ela) não me importo, porque ele de facto pode. Não se lhe nota diferença nenhuma, coma ele o que comer ahah

      Eliminar
    2. Já emagreceu uns quatro quilos ou lá o que foi. =P Portanto sim, acho que está a ter bons resultados! :D

      Eliminar
    3. Então assim vale mesmo a pena!! Já estou mais entusiasmada!!! Muito obrigado pela partilha! :D

      Eliminar
  2. No apoio moral a 100%, no resto, poderei tentar, mas acho mesmo que quando começar a comer uma bolacha não vou conseguir parar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É difícil... Mas com força de vontade tudo se consegue. E há casos em que é por necessidade de uma vida mais saudável e eu bem que preciso para o meu bem-estar.

      Eliminar
  3. eu alinho aliás tem aí bons conselhos para complementar o meu processo de perder peso depois da gravidez..
    nomei vos para uma tag lá no canal, gostava que respondessem pois acho que seria interessante as vossas respostas..
    beijinhos
    http://belezademulheremae.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás grávidaaaaaaaa???? QUE BOMM!! Ficamos mesmo felizes por ti e desejamos-te todas as felicidades. Esperamos que tudo corra bem :D
      Nós não costumamos escrever tags, por questões pessoais, mas com toda a certeza que te responderemos, nem que seja em comentários.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Boas dicas Telma, realmente estou a precisar de comer menos porcarias xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente muito engraçado termos um comentário de alguém que realmente conhecemos pessoalmente ahah. Obrigado, Joana! ahah
      É uma dieta muito fácil de fazer. Com o tempo a nutricionista vai adaptando para que deixe de ser realmente uma dieta e passe a ser meramente um novo estilo de alimentação, mais saudável. Se calhar não precisas tanto deste nível, mas podes ir estando atenta que daqui a uns tempos falarei de hábitos alimentares mais saudáveis, com a progressão da dieta! :)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Decidi retirar o leite e derivados da minha alimentação. até agora tenho notado bastante diferença porque quase todas as porcarias que eu comia tinham leite/manteiga/ovos.Bjo ;)

      Eliminar
  5. bem, parece que foste à mesma nutricionista que o Zé, no início do ano passado!
    as indicações são praticamente as mesmas e, estando ele a cumpri-las, e acabei por ter de seguir também mais ou menos o mesmo. não foi mau porque não considero isto uma dieta, e sim uma reeducação alimentar!
    esforço-me por ainda hoje seguir as indicações, mas outras vezes a praticidade e a preguiça falam mais alto :p

    só notei uma diferença grande em relação ao teu plano: cá em casa os hidratos de carbono estavam proibidos à noite (só podíamos comer sopas ou proteínas acompanhadas de salada ou legumes).

    espero que te mantenhas focada nesses objetivos, o mais importante é perceberes que estás a fazer algo por ti e saudável, e não uma dieta louca :)

    beijinhos!
    18 and a life ♡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é bom? O Zé deu-se bem? :P
      Sim, eu estou a ir aos poucos para ser algo que não seja temporário. Esta ainda é a versão dieta. Posteriormente ela vai adaptando para algo mais natural e educar-me para que seja algo mais duradouro e que custe menos. Sim, desculpa, mas ainda me custa um bocadinho... ahah

      Eliminar
  6. Ahah eu por acaso pertenço àquele grupo de pessoas que come o que quiser, em quantidades astronómicas e fico na mesma :p
    O que nem sempre é assim tão bom, acabo por ter uma alimentação com alguns excessos. Mas desde há uns tempos tentei fazer um equilíbrio. Não cortei de vez em nada, apenas fui aumentado a quantidade de água que bebia e legumes e frutas. Por acaso sinto-me muito melhor, sem dúvida :)
    Boa sorte com a tua dieta! Espero que alcances os teus objectivos :)
    xx, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sooooorte!! Porque é que eu não sou assim também?! :'( ahah
      Eu tenho mesmo péssimos hábitos alimentares e isso repercute-se muito em todo o meu estilo de vida. Estou a mudar isso aos poucos. Espero que esteja a correr bem! :P

      Eliminar
  7. Agora não te esqueças de ser criativa e feliz com tudo o que comes, porque nada compensa aquelas dietas que deixam as pessoas infelizes, até porque a longo prazo não resultam!
    A chave do sucesso está no equilíbrio!
    E eu sei que tu vais CONSEGUIIIIIIIIR <3 <3 <3
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou ainda a habituar-me a um estilo de alimentação diferente. Isso é o que acho mais importante, porque não quero que seja algo momentâneo, mas que dure mais tempo. E é como dizes: Eu quero ser feliz a comer! :P
      Obrigada pelo apoio moraaal! :D

      Eliminar
  8. Eu vou tentar alinhar! Isto com o Natal vem sempre um kg a mais! Mas eu também sou super gulosa! Mas vou tentar!! E força nisso! tu consegues! :) Aliás parece ser muito fixe essa dieta e nada para passar fome!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim isto é mais do que o superar os kilinhos dos erros, é tentar mudar mesmo de hábitos alimentares. Os meus estão completamente errados o ano todo ahahahah. Estou a receber muitas energias positivas e é muito bom porque dá aquele ânimo necessário para continuar. Obrigadaaa!!

      P.S. - Não precisas nada, que tu pareces fantástica!! :D

      Eliminar
  9. Que sorte!! Tenho uma inveja gigante vossa, mas da branca, positiva e saudável ahah. Adorava mesmo ser como vocês. O meu irmão é igual... Já eu tinha que sair diferente... Mas já estou a aprender a lidar com isso. Obrigada pelo apoio moral ahah

    _Ela.

    ResponderEliminar
  10. Acho óptimo teres tomado essa iniciativa, boa sorte! :) Eu não sei se conseguia cumprir esse plano porque estou habituada a ter refeições completas ao almoço e ao jantar e é raro comer depois de jantar

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto tem mesmo a ver com o meu horário. Eu tenho muito pouco tempo de manhã e tenho bastante mais tempo à noite. Todas as dietas devem ser adaptáveis ao estilo de vida que cada um tem. Foi o que eu escrevi, poderias sempre passar as refeições da noite para a manhã, por exemplo.

      Eliminar
  11. Omg isso para mim é tão difícil mas gostei tanto das dicas! :O Tenho de por algo do género em prática também!
    Beijinhos***

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É difícil se tentares fazer logo tudo, mas se fores mudando aos poucos os teus hábitos alimentares, tudo se torna mais fácil! :)

      Eliminar

Obrigado pelo comentário! Vamos responder-te no mais breve espaço de tempo que nos for possível. Um bem-haja!